Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Descredenciada do Detran, auto escola é acusada por alunos de aplicar golpe



O objetivo de tirar habilitação de alunos do Centro de Formação de Condutores (CFC) Habilitando, do bairro de São Gonçalo, foi frustrado ao descobrirem que pagaram em vão pelas aulas na auto escola. Depois de se matricularem e terem aulas teóricas entre 30 de março e 13 de abril, os futuros habilitados passaram a ter uma grande dor de cabeça. Isso porque a auto escola está descredenciada do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o que impossibilita a realização das provas e etapas seguintes do curso. 
 
Segundo a publicitária Valdirene Batista, uma das alunas matriculadas, o caso foi descoberto após consulta ao Detran. "Depois de 15 dias esperando que a prova fosse marcada, e a auto escola enrolando dizendo que estava sem sistema, fui ao Detran e descobri que a mesma estava descredenciada desde 1º de janeiro de 2016. Ou seja, agiram ilegalmente fazendo as matrículas, forjaram as aulas teóricas, já que as mesmas não constam no sistema do Detran". 
 
Em contato com a assessoria de imprensa do Detran, a reportagem do Bocão News confirmou a denúncia. De acordo com o órgão, a Habilitando está descredenciada por não entregar os documentos referentes às declarações junto à Receita Federal. "Eles têm um prazo de três meses após o vencimento, que foi em janeiro, para apresentar com risco de ser descredenciada definitivamente. Até agora não apresentaram". Ainda de acordo com o Detran, sem o credenciamento a auto escola não tem acesso à biometria, que comprova a realização das aulas de cada aluno. 
 
Outros alunos matriculados ainda reclamam que a auto escola nega fazer a devolução dos valores pagos pelas aulas e que a empresa foi fechada, impossibilitando qualquer tipo de contato. "Os alunos não conseguem contato com o dono da auto escola, e a mesma permanece fechada desde a semana passada, mas antes disso ainda continuava fazendo matrículas", declarou outro aluna, que não quis se identificar. 
A reportagem tentou contato com a Habilitando através do telefone disponibilizado na internet e também pelo número de celular do dono, fornecido pelos alunos, mas as ligações não foram atendidas e nem retornadas até o fechamento desta matéria. "Eu e outros alunos fomos ludibriados por esse senhor, que se recusou a devolver o dinheiro e simplesmente desapareceu. Os funcionários da auto escola dizem que não sabem de nada e se fazem de desentendidos", bradou a publicitária. 
 
Os denunciantes afirmaram que os órgãos de proteção ao consumidor já foram acionados, mas até o momento, nenhum representante da auto escola se pronunciou. Nas redes sociais, a denúncia é reforçada por comentários dos alunos na página da auto escola.