Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

MP-BA e Vaquejada Serrinha assinam TAC para preservar vida de animais


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) assinou com a Vaquejada de Serrinha um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para resguardar a vida dos animais presentes no evento. 
 
O TAC prevê  ainda medidas para garantir a integridade física dos participantes e do público durante as vaquejadas. 
 
No acordo, firmado na última quinta-feira, 25, a empresa se comprometeu a desclassificar, imediatamente, vaqueiros que participem da vaquejada com bois feridos ou doentes, quebrem o rabo do animal, derrubem-no fora da faixa de pontuação e o agridam fisicamente. 
Assumiu também o compromisso de proibir a utilização no interior do Parque de espora, tacas e chicotes; de exigir o revestimento interno da bride (“breque” ou “arreio de cara”) com feltro ou outro material acolchoado equivalente e a utilização de “rabo artificial” (que reveste a cauda do bovino) para tentar evitar o desenluvamento da cauda (“arrancamento do rabo”); como também o de bonificar vaqueiros que não utilizem esporas. 
 
Além disso, é prevista no TAC a disponibilização de dois médicos veterinários e quatro assistentes em espaço reservado para o atendimento, estruturado com os medicamentos necessários para tratar problemas recorrentes em bovinos e equinos. O Termo prevê ainda a proibição de fogos de artifícios e a circulação de motocicletas no interior do parque, bem como a veiculação de músicas ou apresentação de artistas na área da vaquejada