Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

MPF-BA denuncia ex-gestores de cooperativa por desvio de quase R$ 7 milhões


Três empresários foram denunciados pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) acusados de falsificarem dados, forjarem informações contábeis e desviarem valores da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais da Área de Saúde e dos Servidores Públicos Federais e Estaduais de Salvador e Região Metropolitana (CECM Unicred Salvador). De acordo com o órgão, o prejuízo chega a R$ 6.920.901,46.
 
Ainda segundo o MPF-BA, Almir Magalhães Ferreira, Lino Manoel da Costa Neto e Roberto Silva Sampaio obtiveram e autorizaram empréstimos na cooperativa para beneficiar empresas das quais eram sócios, entre os anos de 2008 e 2011. O trio inseria dados falsos e omitia informações exigidas pela legislação nos demonstrativos contábeis, enganando associados, investidores e o Banco Central do Brasil quanto a operações e à situação financeira da empresa.
 
Segundo o procurador da República André Luiz Batista Neves, os denunciados adquiriram e concederam os empréstimos, que sabiam que nunca seriam pagos, desviando os recursos em benefício próprio. Caso seja acatada, os empresários podemos cumprir pena de até 12 anos de reclusão e pagamento de multa.