Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

O fato de ser no templo evangélico não tem nada haver,” diz secretário sobre casamento coletivo homoafetivo em Feira de Santana



Em sua 16ª edição, o Casamento Coletivo, desenvolvido pelo Governo Municipal através do projeto de inclusão Família Cidadã em parceria com o Poder Judiciário, está com as inscrições abertas até o próximo dia 9 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições foram abertas no dia 24 do mês passado, e já contam com 45 inscritos.

Após o surgimento de informações que o casamento coletivo deste ano haveria união homoafetivo, a reportagem do Portal Cidade Gospel procurou o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.

Quase todos os anos, a entidade sempre faz locação de um espaço em uma igreja evangélica. Essa a tal situação, trouxe intranquilidade para o povo evangélico de Feira.

O casamento no Templo

Hildes começou a com uma explicação falando sobre o espaço da cerimônia, e suas pretensões.” Nós estamos usando um espaço que é alugado, e não há nenhuma ligação com o templo, é apenas um local. Nós faremos lá, o que tiver de ser feito,” respondeu Ildes referindo-se a cerimônia religiosa.
 
Candidatos

Apesar de comentários de algumas pessoas na internet, o secretário informou não ter conhecimento sobre as inscrições de pessoas do mesmo sexo, que tenham interesse em contrair matrimônio.

“Até agora não há nenhuma inscrição de casal homoafetivo, e se tiver será realizado, pois agora é lei.” Afirmou o secretário municipal.


Direito homoafetivo

Na sua fala, Hildes mostrou-se seguro e a fim de cumprir a lei.” Se houver algum casal homoafetivo e quiser casar, vai ter direito, pois agora é lei. Não haverá nenhum tipo de discriminação da nossa entidade,” esclareceu Ferreira.


Na sua fala, Hildes mostrou-se seguro e com desejo de cumprir a lei.” Se houver algum casal homoafetivo e quiser casar, vai ter direito, pois agora é lei. Não haverá nenhum tipo de discriminação da nossa entidade,” esclareceu Ferreira.

Consenso

No meio da conversa, o secretário de Desenvolvimento Social, relembrou fatos do primeiro casamento homoafetivo do município, e incentivou a todos a dialogarem a fim de um acordo.

” Se vai ser junto ou separado a cerimônia, aí vamos conversar para chegarmos a um acordo entre as partes. Lembro que em 2013, um casal homoafetivo optou por não participar da cerimônia com os demais. O fato ocorreu, por causa dos outros casais que apresentarem uma rejeição,” explicou.

O espaço é alugado

Ainda sobre o assunto, Hildes demonstrou não aceitar interferências sobre a celebração no templo, e deixou claro, após ser questionado pelo repórter Denivaldo Costa.

” O fato de ser no templo evangélico, não tem nada haver, pois alí é um espaço alugado pela Secretaria Municipal.Fizemos ali, porque o valor do aluguel é razoável, mas a condução é nossa,” enfatizou.

A reportagem do Cidade Gospel não localizou o pastor responsável pelo templo, cujas as cerimônias formam realizadas em edições anteriores .

O secretário ressalta a importância da iniciativa do Governo Municipal em parceria com a Justiça visando dar oportunidade às pessoas de baixo poder aquisitivo de oficializarem a união conjugal, sem terem despesas com o evento. Os órgãos promotores do evento cobrem todas as despesas com local, juízes, padres e pastores, além da cerimônia em local amplo e com capacidade para receber todos os convidados.

O edital para o Casamento Coletivo está disponível no site da Prefeitura de Feira de Santana até o dia 9 de junho, pelo endereço www.feiradesantana.ba.gov.br.


Portal Cidade Gospel -Foto arquivo