Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Governo Estuda Cortar Juros Do Empréstimo Consignado



,O,governo estuda reduzir as taxas de juros dos empréstimos consignados (aqueles com desconto em folha de pagamento) para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. A medida, de acordo com a Secretaria da Previdência, está na pauta da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, que deve acontecer no final deste mês.

Segundo o presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), ainda falta definir o percentual da redução que será aplicada. Essa modalidade de empréstimo é uma das opções mais baratas do mercado.

Em março, o teto para os juros desse tipo de crédito para aposentados e pensionistas do INSS caiu de 2,34% para 2,14% ao mês e, para os servidores públicos e federais, de 2,5% para 2,2% ao mês.

O aposentado que pede o consignado precisa quitar o dinheiro emprestado em forma de parcelas, como em um empréstimo pessoal comum, com a diferença de que as prestações são descontadas diretamente do benefício.
O valor a ser concedido leva em consideração o benefício mensal a que o aposentado ou pensionista recebe.

De acordo com o Banco Central, o crédito consignado tem, atualmente, um estoque de R$ 302,4 bilhões, sendo R$ 284,3 bilhões destinados a servidores, aposentados e pensionistas.

A proposta de corte das taxas do consignado deve acompanhar a redução da taxa básica de juros (Selic),que caiu ontem para 8,25% ao ano.