Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Fundador do Comando da Paz tem mandado de prisão cumprido antes de deixar presídio em Salvador

[Fundador do Comando da Paz tem mandado de prisão cumprido antes de deixar presídio em Salvador]

Josevaldo Bandeira, conhecido popularmente como 'Val Bandeira', líder e fundador da facção criminosa Comando da Paz, com atuação no tráfico de drogas, roubos a bancos e homicídios teve mandado de prisão cumprido, na manhã desta terça-feira (19), no Complexo Prisional de Mata Escura, em Salvador. As informações foram divulgadas pela assessoria da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). A saída do presidiário estava marcada para esta terça, após uma audiência, mas o cumprimento do mandado de prisão manterá Val Bandeira atrás das grades.
Além disso, equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) encontraram celulares, chips de operadoras de telefonia e drogas na cela do detento.
Val Bandeira, que já chegou a cumprir parte da pena em Presídio Federal, tem participação direta em roubos a estabelecimentos comerciais, na região do Horto Florestal. As investigações comprovam que as ordens para comparsas do Nordeste de Amaralina efetuarem os roubos partiram do sentenciado. Além destes crimes, segundo a polícia, Val Bandeira continuava exercendo o papel de líder da facção, dizendo como os negócios ilícitos deveriam ser realizados.
"Este criminoso é acompanhado há anos pelas forças de segurança estaduais. Com mais esse flagrante esperamos que ele permaneça mais tempo longe das ruas, dando mais tranquilidade à população baiana", disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
Informações não confirmadas pela polícia e obtidas pela reportagem dão conta de que Val Bandeira vem agindo há mais de dez anos na região do Nordeste de Amaralina. Em 2005, ele se fortaleceu com a aliança entre Cláudio Campanha, que assumiu a organização após a morte de Éberson Souza Santos, Pitty. Val Bandeira responde processos por homicídios e tráfico.
A quadrilha de Val também atua em outras localidades, entre elas na Chapada do Rio Vermelho, na Rua da Arábia, Rua Coreia do Norte e Rua Vietnã do Sul; Vale das Pedrinhas, na Avenida Vale das Pedrinhas, Rua do Eco e Rua Raimundo Viana; e algumas ruas do bairro de Santa Cruz.