Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Ícone da Lava Jato, ‘Japonês da Federal’ anuncia aposentadoria

japones_federal foto reproducao globo
Foto: Reprodução / TV Globo

Conhecido por figurar ao lado de presos famosos, ao conduzi-los durante o cumprimento de mandados da operação Lava Jato, o policial federal Newton Ishii, apelidado de “Japonês da Federal”, entregou, no mês passado, aos 62 anos, o cargo no comando do núcleo de operações da superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba.
Chefe da carceragem da PF, Ishii estima que a publicação de seu pedido de aposentadoria ocorra nesta terça-feira (19), quando também está prevista a saída da cadeia do empreiteiro Marcelo Odebrecht.
A fama rendeu ao “Japonês da Federal” uma marchinha de carnaval, máscaras com seu rosto foram distribuídas em protesto a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e até convites de partidos políticos para disputar as eleições de 2018, segundo informações o jornal O Globo. Contido e homem de poucas palavras, Ishii foi taxativo: “Tô fora!”. A sigla que lhe fez a proposta de candidatura não foi revelada, no entanto.
Em junho do ano passado, o “Japonês da Federal” foi preso. O caso tem relação com uma investigação criminal sobre contrabando de mercadorias na fronteira do Brasil, em Foz do Iguaçu, em 2003. Ele foi condenado a quatro anos e dois meses por facilitação, porém obteve redução da pena graças aos dias trabalhados como agente e usou tornozeleira eletrônica até outubro.