Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Gildásio é empossado presidente do TCE-BA e defende controle externo

Foto: Divulgação/TCE
Foto: Divulgação/TCE

Com a presença de autoridades do estado, o conselheiro Gildásio Penedo foi empossado, nesta quinta-feira (4), presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), e defendeu o controle externo ao dizer que não “não é adversário da administração pública”.
Em seu discurso, o novo chefe da Corte de Contas fez uma análise da situação nacional e ressaltou que, apesar da grave crise e das repetidas revelações de escândalos, “não se pode descambar para a tentativa de criminalização da atividade pública”.
Compareceram ao ato de posse, além do governador Rui Costa (PT), o vice-governador João Leão (PP), os senadores Otto Alencar (PSD) e Lídice da Matta (PSB), e o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Luis Augusto.
“Desde que assumi, uma das minhas primeiras ações foi pedir aos assessores das secretarias que levantassem os itens apontados nos relatórios do TCE-BA, principalmente aqueles que se referem a ressalvas e recomendações. Em reunião com os secretários, pedi que eles tomassem esses itens como roteiro de melhoria da gestão. Esse diálogo permanente mostra que a cooperação e a fiscalização podem melhorar a gestão pública. O TCE-BA cumpre esse papel orientador, e nós utilizamos as ferramentas e relatórios setoriais como uma bússola que ajusta e corrige eventuais desvios de processos”, disse o governador.