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Submarino


A Marinha do Brasil (MB) e a empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) transferiram, neste final de semana, para o Estaleiro de Construção, na Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, três seções unidas do S40 Riachuelo.

É o primeiro submarino convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

O programa prevê outras três unidades convencionais e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

Próxima etapa

O trajeto, de cerca de cinco quilômetros, foi percorrido em 11 horas, começando na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), que também fica em Itaguaí.

Foi usado um  veículo especial (prancha móvel) de 320 rodas que transportou as 619 toneladas das três seções, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura.

As duas seções restantes do Riachuelo, pesando 487 toneladas e medindo 30 metros, serão, em breve, transferidas, separadamente, para o Estaleiro de Construção, onde o submarino entrará em montagem final, a fim de ser lançado ao mar no segundo semestre de 2018.

Flagrantes


Passagem do Submarino pelo túnel do Complexo Naval de Itaguaí.


Entrada do Submarino no Main Hall do Estaleiro de Construção.


Submarino no interior do Main Hall do Estaleiro de Construção.

Por falar em água...


A usina de Itaipu abriu no domingo, simultaneamente, as três calhas do vertedouro para escoar o excedente de água não utilizada na geração de energia.

Há mais de um ano e sete meses as 14 comportas da usina não eram abertas ao mesmo tempo.

A cena é rara e ocorre geralmente em períodos de grandes cheias, para equilibrar a vazão e evitar problemas decorrentes do excesso de água que chega.