Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

PF desarticula grupo responsável por R$10 mi em fraudes bancárias pela internet

O grupo criminoso era formado por hackers com conexões internacionais, inclusive criminosos cibernéticos do leste europeu, disse a PF.
O grupo criminoso era formado por hackers com conexões internacionais, inclusive criminosos cibernéticos do leste europeu, disse a PF. (Nacho Doce/Reuters)
Por Maria Clara Pestre
Rio de Janeiro - A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, operação de combate a um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias pela internet e lavagem de dinheiro por meio de bitcoins, que causou prejuízo de cerca de 10 milhões de reais em nove meses, informou a PF em comunicado.
A Operação Código Reverso cumpre 43 mandados, sendo sete de prisão preventiva, um de prisão temporária, 11 de intimação e 24 de busca e apreensão nos estados de Tocantins, São Paulo, Goiás e Pernambuco.
A investigação revelou que o grupo utilizava programas maliciosos para acessar remotamente os computadores das vítimas, burlando os sistemas de segurança dos bancos, e realizar diversas transações bancárias eletrônicas como pagamentos e compras pela internet.
"Os membros dessa organização apresentam alto padrão de vida e se utilizam, inclusive, de diversas empresas de fachada para movimentar e ocultar os valores obtidos por meio das atividades criminosas, investindo grande parte das vantagens ilícitas em moedas virtuais como a bitcoin, realizando lavagem de dinheiro", disse a PF em comunicado.
A investigação, realizada em conjunto com equipes de prevenção a fraudes dos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil, também identificou empresários que utilizavam o serviço do grupo para "pagar contas e realizar compras, através de pagamentos feitos pelos criminosos em prejuízo à milhares de contas bancárias".
O grupo criminoso era formado por hackers com conexões internacionais, inclusive criminosos cibernéticos do leste europeu, disse a PF.

Reuters