Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Bomba: suposta escalação irregular de jogador do Goiás pode mudar rumos das Séries A e B

Polêmica à vista! Um dia após a confirmação do rebaixamento do Sport, dentro de campo, para a Série B, o torcedor do rubro-negro pernambucano ganhou uma nova esperança de permanecer na Primeira Divisão, em 2019, no “tapetão”.
Isso porque, nesta última segunda-feira (4/12), o repórter Pedro Orioli, da Rádio Central AM Campinas, denunciou uma suposta irregularidade com o lateral-direito Ernandes, do Goiás, que teria adulterado o seu ano de nascimento, o famoso “gato”. O jogador atuou 31 partidas da Série B pelo Esmeraldino e uma no Brasileirão, na estreia do Ceará na competição.
De acordo com a certidão obtida pelo setorista da Ponte Preta, do 2º Cartório de São Félix do Araguaia-MT, cidade natal do lateral, costa que Ernandes nasceu no dia 11 de novembro de 1985. Já no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o atleta aparece registrado no dia 11 de novembro 1987 – dois anos mais novo.
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em seu artigo 214, consta que “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente, aplica-se uma pena de perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00”.
Caso o STJD entenda que os dois clubes sejam punidos, o Ceará seria rebaixado (perderia três pontos e ficaria com 41 pontos, com o Sport permanecendo, 41) e o Goiás não subiria para a Série A (a Ponte Preta, 5º, herdaria a vaga).
SPORT ATENTO
O vice-presidente jurídico do Sport, Lêucio Lemos, disse ao Jornal do Commercio que “o clube está atento e na expectativa quanto à confirmação da denúncia. Mas que ainda não existe elementos concretos. Que o Sport já entrou em contato com o seu representante jurídico na CBF para obter mais informações sobre o caso”.
NOTA OFICIAL 
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Goiás divulgou uma nota oficial comentando o caso. Leia na íntegra:
No Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ernandes Dias Luz nasceu no dia 11 de novembro de 1987, ou seja, como consta no documento apresentado pelo jogador no ato de contrato com o Goiás Esporte Clube. Se o atleta possui outra documentação, o fato não é de responsabilidade do clube que o contratou e sim de quem efetuou o registro do jogador como profissional de futebol. Em toda documentação de Ernandes apresentada ao Goiás, desde Carteira de Trabalho, de Reservista, Carteira de Motorista e de Identidade apresentam a data de nascimento com o ano de 1987. Fato este que não acarretará nenhum tipo de ação ou punição contra o Goiás Esporte Clube. O atleta está de férias e até o presente momento não foi localizado para prestar esclarecimentos sobre o fato apresentado.