Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

TARIFA: Por que a CLN tem pedágio mais caro e é a única que cobra valor diferenciado nos feriados?


Motoristas e passageiros que trafegam pela BA-099, mais conhecida como Estrada do Coco, convivem, desde o ano 2000, com o famoso pedágio da Concessionária Litoral Norte (CLN). Considerado o mais caro da Bahia, ele ainda apresenta uma característica que o diferencia dos outros: preços mais elevados aos sábados, domingos e feriados.
De acordo com a assessoria da Agerba, agência estadual responsável pela regulação e fiscalização deste tipo de serviço, o chamado “subsídio cruzado” está previsto no contrato assinado com a empresa e é praticado em diversas rodovias do Brasil.
Há ainda, de acordo com o órgão, uma justificativa financeira para o fato. A tarifa cobrada durante os finais de semana e feriados, quando o fluxo de passageiros é maior, já que se trata de uma região turística, “patrocina” a arrecadada nos chamados dias úteis. Ou seja, caso a medida não fosse adotada, a tendência é que os valores cobrados nos “dias normais” fossem maiores do que os atuais.
Atualmente, 19 mil veículos trafegam, em média, pelo local. Confira abaixo tabela de preços. Os valores foram reajustados no último dia 19 de abril: