Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Prefeitura de Feira é acionada judicialmente para garantir leite especial para criança que sofre de alergia alimentar

Uma patologia bastante complexa impede a pequena Lara Santana, de 3 anos, de comer alimentos comuns para outras crianças, a não ser um leite especial que custa cerca de R$ 180 a lata e dura apenas 1 dia.

Fabíola, a mães de Lara, relata a dificuldade e o sofrimento da criança que sonha em um dia comer ‘abóbora’. A menina desenvolveu uma intolerância conhecida como Alergia Alimentar Secundária, ou seja, quando a sensibilização pode se dar não só por via oral, mas por via inalatória ou cutânea e o alérgeno não necessariamente é um alimento, podendo ser um pólen ou ácaro, por exemplo. O indivíduo sensibiliza-se a este alérgeno e após contato com a mesma proteína presente em um alimento apresenta reação clínica devido à reatividade cruzada. Devido à alta instabilidade dessas proteínas que são logo degradadas pelo suco gástrico não sendo absorvidas, esses sintomas geralmente são leves e restritos a mucosa oral, sem manifestações sistêmicas.

“Nós entramos na justiça para que a secretaria de saúde possa garantir a doação desse leite que é o único alimento que pode ser consumido por Lara”, afirma Paula, avó da criança. Em resposta a Secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, afirmou que a licitação já foi feita e que aguarda somente os tramites legais para que possa fazer a compra do leite.

Maiores informações ou doações: 75) 98275-0840

As informações são do Portal da Feira, com imagem divulgação.