Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Correios lançam selo com ave exclusiva do Ceará

Soldadinho do Araripe (Foto: Alexandre Gualhanone/Vc no TG)


Soldadinho do Araripe (Foto: Alexandre Gualhanone/Vc no TG)
Ave exclusiva do Ceará, encontrada somente nos municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, o soldadinho-do-araripe foi estampado em selos postais dos Correios, chamando atenção para preservação da espécie, que corre risco de extinção. Os selos especiais, que trazem outras duas espécies exclusivamente brasileiras, foram lançados nesta segunda-feira (26), no Cariri, e já estão à venda em todo o país.
A ave soldadinho-do-araripe foi descoberta em 1996 e é considerada guardiã das águas, já que só se reproduz em áreas de nascentes da Chapada do Araripe, sendo também, dessa forma, indicadora de biodiversidade local.
O pararu-espelho e a rolinha-do-planalto também fazem parte da campanha dos Correios. A primeira é uma pomba da Mata Atlântica que está desaparecida desde os anos 80 e encontra-se em perigo de extinção. Já a rolinha, espécie pouco conhecida pela mundo, é historicamente escassa e vive espalhada pelos estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo.
De acordo com o diretor regional dos Correios no Ceará, Érico Jovino, a iniciativa visa mostrar a importância da preservação dessas aves e do meio ambiente. “Dar visibilidade nacional e internacional e educar as pessoas sobre a importância de tornar o habitat sustentável para as aves”, comentou.
O biólogo da ONG Aquasis, Weber Girão, desenvolve projetos de conservação do soldadinho-do-araripe e explica que a espécie está ameaçada de extinção pela perda de habitat, decorrente do desmatamento e degradação das fontes naturais.
“O soldadinho é uma ave ícone da conservação das aves no brasil e no mundo, estampando ações no exterior e no país. É uma espécie bandeira, não só precisa dessas ações, como chama atenção para a sociedade, devido a sua beleza e composição de cores”, destacou.
A emissão especial dos Correios é de mais de R$ 1,9 milhões de selos, impressos pela Casa da Moeda do Brasil. Os exemplares serão usados nas postagens de correspondências em todo país.