Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Ministro do STF aceita denúncia contra Mário Negromonte

Foto: Rodrigo Daniel Silva/ bahia.ba
Foto: Rodrigo Daniel Silva/ bahia.ba

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, votou pelo recebimento da denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o conselheiro afastado do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mário Negromonte, que é suspeito de receber vantagem indevida decorrente da cobrança de percentuais sobre os valores dos contratos firmados pela Diretoria de Abastecimento da Petrobras, entre 2006 e 2014.
Mendes seguiu, em parte, o voto do ministro Edson Fachin, relator do inquérito, que apura a cúpula do PP. Fachin votou pelo recebimento da denúncia contra João Pizzolatti, Mário Negromonte, Luiz Fernando Faria e José Otávio Germano pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O relator rejeitou, no entanto, a denúncia em relação aos baianos Mário Negromonte Júnior e Roberto de Britto. Além deles, Arthur Lira.
Já, na sessão desta terça, o ministro Gilmar Mendes acompanhou a divergência aberta pelo ministro Dias Toffli, que diverge parcialmente do relator. Toffoli acolhe a denúncia contra João Pizzolatti e Mário Negromonte apenas quanto ao crime de corrupção passiva, excluindo a lavagem de dinheiro por entender que não se pode ocultar ou lavar dinheiro por meio de uma doação registrada na Justiça Eleitoral.
Toffoli também rejeita a denúncia integralmente quanto aos denunciados Luiz Fernando Faria e José Otávio Germano, por entender que as informações trazidas aos autos por meio da colaboração premiada Alberto Youssef não foram corroboradas por outros elementos de prova.