Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Estação espacial chinesa deve cair na Terra amanhã, diz ESA


Estação espacial chinesa deve cair na Terra amanhã, diz ESA
Apesar da reentrada na atmosfera não ser controlada e do prognóstico do local de queda da Tiangong-1 ser "extremamente variável", segundo o Estadão, a agência europeia afirma que a possibilidade de que um pedaço da estação caia em alguma pessoa é 10 milhões de vezes menor que a probabilidade anual da mesma pessoa ser atingida por um raio.


A estação chinesa Tiangong-1, cujos propulsores estão fora de controle desde 2016, deve reentrar na atmosfera na noite de amanhã, por volta das 23h25 GMT (20h25 de Brasília). A previsão foi feita hoje pela Agência Espacial Europeia (ESA), que está administrando a campanha internacional de monitoramento da queda da estação espacial.

Segundo os cálculos da ESA, a esperada área de aterrisagem da estação abrange boa parte do planeta, mas os especialista da agência acreditam que a Tiangong 1 irá se desintegrar durante a reentrada na atmosfera terrestre, por isso, somente algumas partes podem chegar a superfície do planeta, em grande parte coberta de água ou desabitada. Ainda segundo o jornal, a estação é menor que outros objetos que já entraram na atmosfera de maneira não controlada no passado.