Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Oito secretários deixam o governo Rui para disputar eleição em outubro

Oito secretários estaduais deixaram o governo Rui Costa para disputar cargo eletivo nas eleições de outubro. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (6).
Carlos Martins (PT) foi exonerado da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e disputará uma vaga na Câmara dos Deputados. É o mesmo caso de Josias Gomes, que deixou a Secretaria de Relações Institucionais. 
Jaques Wagner (PT) foi exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e deve disputar uma vaga no Senado. O vice-governador João Felipe de Souza Leão deixou a Secretaria de Planejamento e ficará à disposição do PP para integrar a chapa do governador Rui Costa.
Maria Olívia Santana (PCdoB) deixou a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e deve brigar pela Assembleia Legislativa da Bahia. Assim como OIívia Santana, Jusmari Oliveira (PSD) também disputará o Legislativo baiano. A ex-deputada deixa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Vitor Bonfim (PDT) também vai concorrer à AL-BA após deixar a Secretaria de Agricultura.
Até então no comando da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Vivaldo Souza de Mendonça Filho deve disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSB.
Cotado no PDT para concorrer ao Senado em candidatura avulsa, o professor Desidério Melo deixou a direção do Instituto Anísio Teixeira, da Secretaria da Educação. 
Ex-prefeito de Alagoinhas, Paulo Cézar Simões deixou a diretoria geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para concorrer à Assembleia Legislativa.
Substitutos 
Com a saída dos secretários, alguns substitutos já foram nomeados para os postos. Na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, assume a ex-vereadora Andrea Mendonça (PDT), irmã do deputado federal Félix Mendonça Júnior. Ela já ocupava a função de chefe de gabinete do titular Vitor Bonfim.
Quem assume o lugar deixado por Jusmari Oliveira na Secretaria de Desenvolvimento Urbano é o ex-chefe de gabinete da pasta, Lázaro Miguel de Jesus Pinha. Na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em lugar de Olívia Santana foi nomeado Vicente Neto, que também ocupava a chefia de gabinete da pasta.
Na Secretaria do Planejamento, foi nomeado como secretário Antônio Henrique Moreira, ex-prefeito de Barreiras, no cargo deixado pelo vice-governador João Leão (PP). Na cadeira deixada por Josias Gomes na Secretaria de Relações Institucionais sentará a ex-prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Oliveira de Carvalho.
Com a saída de Jaques Wagner da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o posto foi passado para as mãos de Paulo Roberto Britto Guimarães, que já ocupava a função de superintendente de Desenvolvimento Econômico na referida pasta. 
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social deixada por Carlos Martins será tocada por Paulo Cézar Lisboa. 
Não houve nomeação de substituto para o posto deixado por Vivaldo Mendonça na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.