Últimas notícias

Grupos católicos LGBT realizam segundo encontro nacional em São Paulo

Primeiro encontro de católicos LGBT aconteceu em 2014.
Primeiro encontro de católicos LGBT aconteceu em 2014. (Brooke Cagle by Unsplash)
No sábado, dia 02 de junho, católicas e católicos LGBTI+ do Brasil estarão reunidos em São Paulo (SP) para o II Encontro Nacional de Católicos LGBTI+; o primeiro foi realizado em 2014, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contará com membros de diversos grupos formados por leigos católicos que desenvolvem ações pastorais para garantir a cidadania de pessoas LGBTI+ na Igreja e na sociedade. São esperados mais de 70 participantes, de diversas regiões do país.
O tema do encontro será “Superação da Violência contra LGBTI+ na Igreja e na Sociedade”, seguindo a Campanha da Fraternidade deste ano, que refletiu sobre formas de superar a violência no Brasil. O evento terá como inspiração bíblica: “O meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3).
Das 15h às 18h, haverá uma mesa-redonda inter-religiosa, que reunirá representantes de diversas crenças, para falar sobre as formas de enfrentamento da LGBTIfobia que têm sido assumidas nas suas comunidades e igrejas. A mesa contará com as participações de Amábile Franco, teóloga anglicana; Ronilda Iyakemi, ialorixá (religião tradicional iorubá) e etnopsicóloga; Rev. Cristiano Valério, pastor da ICM São Paulo e Coordenador de Desenvolvimento de Igrejas da Comunidade Metropolitana para o Brasil; Camila Mantovani, da Igreja Batista do Caminho – RJ, ligada aos movimentos Esperançar e “Evangélicxs – Juntos pela Diversidade” e colaboradora de movimentos feministas cristãos; Lilyth Ester Grove, antrópologa judia e travesti, pesquisadora de genêro e sexualidade na comunidade judaica em São Paulo; e Denise Fodor Fernandes, transexual judia de linha reformista. A moderadora será Cristiana Serra, integrante do Diversidade Católica do Rio de Janeiro, que fará uma apresentação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTI+, organização que atua pela cidadania da comunidade LGBTI+ na Igreja e na sociedade.