Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Saiba quais são os alimentos poderosos no combate ao câncer

A importância dos hábitos alimentares em doenças como o câncer tem ficado cada vez mais evidente em pesquisas recentes. Dentre os fatores que podemos controlar, a nutrição adequada é uma das principais formas com que se pode reduzir o risco de determinados tipo de câncer.
Existem alimentos específicos que possuem nutrientes diretamente associados não só à prevenção do câncer, mas ao combate da doença mesmo depois do diagnóstico. Conheça quais são e escolha quais incluir na dieta com mais frequência.
Melancia, tomate e goiaba:
Esses três alimentos são ricos em licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha e que previnem o câncer de próstata.
Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas):
Elas são grandes fontes de vitamina C e auxiliam no combate de gripes e resfriados. Mas essas frutas também têm limonóides, substâncias antioxidantes que apresentam efeito preventivo contra o câncer.
Uvas vermelhas, suco e vinho tinto:
Já é sabido que uma tacinha de vinho pode fazer bem ao coração e à saúde. Mas saiba que essa qualidade de uva contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer.
Brócolis, couve-flor e repolho:
Esse trio tem sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. O consumo diminui o risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.
Chás verde e branco:
Eles são ricos em compostos polifenóicos, que tem efeitos anticancerígenos. Essas substâncias inibem o surgimento e o desenvolvimento de tumor no pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon.
Alho:
Ele é rico em alicina, que inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.
Soja:
Para quem é vegetariano e faz bastante uso de soja e derivados, pode estar se protegendo sem nem saber. Isso porque esses alimentos são fonte de isoflavonas, que ajudam contra várias formas de câncer, destacando-se os de mama e próstata.
Linhaça:
Esse alimento é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.
Pipoca:
Quem diria! Além de ir bem com um cinema, ela pode ser uma aliada para a saúde, porque contém o polifenol, um antioxidante que reduz o risco de câncer.
Azeite de oliva extra virgem:
Eles são fonte de antioxidantes fenólicos, que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama e de pulmão.