Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Ibope: Bolsonaro chega a 59% dos votos válidos e rejeição de Haddad cresce

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15/10) sua primeira pesquisa exclusiva para a disputa presidencial do segundo turno. De acordo com o instituto, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 59% dos votos válidos, quando brancos, nulos e indecisos não compõem o resultado final da disputa. Enquanto isso, Fernando Haddad (PT) soma 41%.
A sondagem divulgada nesta segunda aponta que o candidato do PSL abriu 18 pontos percentuais de vantagem sobre o petista. Levando em conta o eleitorado total, o candidato do PSL lidera por 52% a 37%. Segundo o Ibope, 9% dos eleitores estão dispostos a anular ou votar em branco. Outros 2% que não souberam ou não quiseram responder.
O Ibope também quis saber sobre a convicção dos entrevistados em optar por um ou outro postulante. Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes convictos: 41% votariam nele com certeza, e 35% não votariam de jeito algum. Haddad é o que tem a maior rejeição: 47% não o escolheriam em nenhuma hipótese, e 28% manifestam certeza na escolha.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. Foram entrevistados 2.506 eleitores entre os dias 9 e 15 de outubro. O nível de confiança estimado é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa Ibope apontou ainda que a rejeição de Haddad superou a de Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 47% dos eleitores não votam no petista. Já os contrários a Bolsonaro são 35%.
No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 49,27 milhões de votos (46,03%). Haddad somou 31,34 milhões (29,28%).