Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

"Minha filha não é um boleto", diz mãe de menina que tentou o suicídio por bullying no Sartre COC

[
Medo, desespero, tristeza, angústia. Raquel Terra viu sua vida virar de cabeça para baixo após tomar conhecimento que esses sentimentos povoavam a cabeça de sua filha de 13 anos de idade. De acordo com a mãe, a menina tentou o suicídio após sofrer violência psicológica dentro da escola onde estudava.
O Brasil é o quarto país com maior prática de bullying no mundo. 43% dos estudantes de 11 a 12 anos disseram ter sido vítima de violência física ou psicológica na escola pelo menos uma vez no mês, conforme aponta pesquisa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).
Segundo Raquel, o primeiro caso de violência aconteceu quando a garota tinha oito anos de idade e ingressou no colégio Sartre COC, unidade Monet.  A menina começou a apresentar crises de ansiedade e estresse pós-traumático por causa da violência psicológica sofrida. Os transtornos desencadearam uma depressão profunda. O Bnews esteve na casa da família, e escolheu, por conta do frágil estado emocional da jovem, não entrevistá-la.   
A pior crise aconteceu em agosto deste ano e acendeu um alerta na família. A adolescente começou a se cortar. Encaminhada a um hospital psiquiátrico e medicada, a menina teve que ficar sob vigilância 24 horas em uma tentativa de conter os impulsos suicidas. No diário da jovem, relatos de desespero e solidão preenchem as páginas.
Raquel conta que procurou o colégio inúmeras vezes na tentativa de ter uma colaboração sobre os problemas sofridos pela menina, dentro da instituição, mas que nunca teve uma resposta satisfatória. Sem conseguir se concentrar, a garota começou a acumular notas vermelhas, até que, por fim, teve a bolsa de estudos retirada. A mãe agora procura na Justiça um alento para todo o sofrimento vivido. 
“A minha luta é para que dentro desta escola isso nunca mais aconteça com criança nenhuma. Isso tem que acabar. Se a lei existe tem que cumprir. Chega! A escola não pode se omitir e deixar isso acontecer e não fazer nada. Há muitos anos, reclamamos deste problema e as políticas anti-bullying nunca foram eficientes e nunca existiram de verdade”, afirma.
BNews esteve no colégio Sartre COC, unidade Monet. A direção da instituição preferiu não gravar uma entrevista, mas conversou com a reportagem e afirmou ter “total tranquilidade com a política anti-bullying empregada pela instituição”.
Assista o relato feito no diário da menina:

Fonte: Bocão News