Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Vídeo: Aves silvestres são resgatadas dentro de ônibus de turismo

Os pássaros estavam escondidos no compartimento do tanque de combustível em um ônibus de turismo - Foto: Divulgação | PRF
Policiais rodoviários federais resgataram 27 aves silvestres na BR 116, no trecho de Jequié (a 367 quilômetros Salvador), por volta das 18h45 desta quarta-feira, 13. Os pássaros estavam escondidos no compartimento do tanque de combustível em um ônibus de turismo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes federais solicitaram a parada de um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino a Garanhus (PE). No momento da fiscalização, foram encontradas sacolas plásticas com alçapões com 27 aves silvestres, conhecidas como trinca-ferro.
Dos 27 pássaros encontrados, três estavam mortos. As aves estavam sem água, alimentos e em ambiente sujo. O compartimento em que estavam era escuro, de alta temperatura (por estar próximo ao motor) e sem mutilação.
O condutor não apresentou a documentação emitida por órgãos ambientais. Ao ser questionado, ele alegou que desconhecia a origem das aves no compartimento. As sacolas não possuíam etiquetas de identificação. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o condutor responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente, previsto na Lei 9.605/98.
As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na cidade de Jequié, para adoção das medidas administrativas pertinentes.