Últimas notícias

20 maneiras de fazer o amor durar

-
Quando você está apaixonado, tudo é possível. Leia a seguir 20 dicas para manter a chama acesa e fazer o seu relacionamento durar:

Fale com ele – e o escute também!

Casais que ficam juntos, e apaixonados, falam um com o outro. Eles gostam de debater, isso não é uma obrigação. Eles também sabem como ouvir, o que é igualmente importante.

Ame sua rotina

A paixão não dura para sempre, e não é realista esperar que seja diferente. A rotina adiciona outra dimensão ao relacionamento, algo mais sólido e confiável. Isso não significa que a rotina precisa ser chata. Faça um esforço para encontrar alegria e satisfação no cotidiano. É importante aprender a ser feliz no momento presente, em vez de passar muito tempo revivendo o passado ou planejando o futuro.

Saiam juntos

Sair para jantar, ir a um museu, ver um filme, caminhar ou pedalar, o importante aqui é sair de casa e ficar longe das obrigações domésticas e de trabalho. Dessa forma, vocês podem se concentrar um no outro, e vocês descobrirão coisas novas para falar a respeito. Se você tem filhos, é especialmente importante sair da sua rotina e fazer algo a dois por algumas horas.

Elogie um ao outro

Se você quer que seu amor cresça, vocês devem fazer elogios um ao outro com mais frequência do que críticas. Mas os elogios precisam ser sinceros, falar algo que você não quer dizer, não fará com que nenhum de vocês dois se sinta bem. Você também pode expressar seu apreço ao relacionamento, especialmente depois de superar um conflito, dizendo algo como “nós formamos um ótimo time”.

Mantenha seus próprios interesses

Um casal é a união de dois indivíduos, não uma fusão de suas identidades. Compartilhar os mesmos hobbies é ótimo, mas é essencial manter seus interesses separados também. Não pare de fazer algo que você ama apenas porque seu parceiro não quer participar. Suas paixões fazem parte de quem você é, e seu relacionamento não deve impedir que você se dedique a elas.

Planeje uma viagem

Viajar faz bem para a alma, e planejar uma viagem pode trazer uma dose de excitação extra para a vida de vocês. Vocês podem ansiar por algum tempo ininterrupto juntos, longe de casa, do trabalho, das crianças e da rotina. Essa é uma ótima maneira de recarregar as baterias, reascender a paixão e redescobrir um ao outro. Você não precisa ir longe ou ficar fora por muito tempo. As viagens curtas também são ótimas para o relacionamento.

Seja carinhoso

Um grande gesto romântico de vez em quando é bom, mas são os sinais de carinho sutis e cotidianos que mantêm um relacionamento forte. Às vezes, é preciso um pequeno ato de ternura para fazer o coração bater mais forte. É melhor desfrutar de muitos pequenos momentos de felicidade do que esperar por um grande.

Dedique tempo um ao outro

Com o passar do tempo, torna-se muito fácil se sentir seguro e se acomodar na relação. Mas é importante dedicar tempo um ao outro, porque o relacionamento não sobrevive com apenas alguns minutos aqui e ali. Não importa o quão ocupado você esteja, procure maneiras de passar mais tempo juntos – mesmo que isso signifique levantar mais cedo para tomar café da manhã juntos antes do trabalho.

Fazer as pazes depois de uma briga

Você não deve tentar conter seus sentimentos e evitar uma discussão. O conflito é inevitável, mas a chave é aprender a superar os desentendimentos. Depois que vocês se acalmarem, faça um esforço para falar sobre o problema para que ambos possam seguir em frente sem ressentimentos.

Experimentem coisas novas

Cada um tem seus próprios interesses, mas também pode ser divertido experimentar uma nova atividade como casal. Façam uma aula, aprendam um novo hobby ou tentem algo totalmente diferente. O objetivo é ampliar os horizontes juntos.

Seja uma equipe

Um casal é uma equipe. Em vez de ver um ao outro como rival, vocês devem combinar seus pontos fortes. É tudo uma questão de equilíbrio: você é um indivíduo, mas também faz parte de um “nós”. O amor prospera quando os dois têm o espaço para serem quem eles são, mas estão unidos diante das adversidades. Duas pessoas são mais fortes do que uma.

Trabalhe em um projeto em conjunto

Trabalhar em um grande projeto em conjunto significa que vocês estão pensando além do aqui e agora. Ambos confiam no potencial de longo prazo da relação. Ter um projeto em comum fortalece o vínculo de vocês e ajuda a imaginarem um futuro juntos. Isso motiva!

Apoiem-se mutuamente

Se o seu parceiro ou a sua parceira estiver passando por um momento difícil, comunique que ele/ela tem o seu apoio. Você não precisa fazer tudo pela outra pessoa. Ninguém gosta de ser tratado como uma criança. O outro só precisa saber que você está lá para o ele que precisar.

Riam juntos

O riso ajuda a liberar a tensão, superar os desafios e torna a rotina do dia-a-dia mais suportável. No primeiro encontro de vocês, você provavelmente notou o senso de humor do seu parceiro/sua parceira. Se vocês conseguem rir juntos, é mais provável que vocês desenvolvam um forte vínculo.

Respeitem-se

O amor não pode sobreviver sem respeito. Isso significa dizer a verdade, ser você mesmo, compartilhar seus sentimentos, ouvir um ao outro e assim por diante. Sem respeito, um relacionamento simplesmente não pode permanecer saudável.

Converse sobre a relação

Para fazer o amor durar, é importante conversar sobre a relação de tempos em tempos. Tenha um bate-papo sincero sobre o que está indo bem e o que não está funcionando no relacionamento de vocês, e procurem soluções juntos. Um relacionamento romântico requer manutenção regular. Não existe uma receita perfeita para um amor para a vida toda. Mas seu relacionamento tem maiores chances de sucesso se vocês criarem o hábito de ter essas pequenas discussões.

Surpreenda um ao outro

Uma surpresa é uma ótima maneira de reavivar o romance e manter o amor de vocês forte. Você não precisa planejar algo extravagante, mesmo uma surpresinha de vez em quando pode fazer maravilhas para o relacionamento. Isso mostra que você está pensando no seu parceiro/sua parceira e busca ativamente maneiras de trazer alguma alegria extra para o dia dele/dela. Tem maneira melhor de mostrar o quanto você se importa?

Evite o ciúme

O ciúme pode sufocar um relacionamento. Não há como o amor crescer quando ele está contaminado por esse sentimento destrutivo, por isso não deixe o ciúme pairar como pano de fundo, não o estimule e nem o tolere. Evite o ciúme a todo custo, ele não é uma prova de amor.

Admirem-se

É fácil identificar um casal que tem estado apaixonado há anos pela forma como eles se olham. Para se manterem apaixonados, vocês precisam se olhar com admiração. Obviamente, você não terá esse olhar estampado em seu rosto em todos os momentos, mas ele deve reaparecer com frequência. Isso significa que vocês se acham atraentes, mesmo depois de todos esses anos. Vocês se orgulham um do outro, são movidos pela gentileza um do outro, e assim por diante. A admiração mútua é uma força motriz do amor.

Diga “Eu te amo”

Sim, essas três palavrinhas realmente fazem a diferença. Um “eu te amo” sincero ainda é uma das maneiras mais bonitas de expressar seus sentimentos. Suas ações podem valer mais do que as palavras, mas não subestime o poder dessa simples frase.
por Sylvie Morin / espresso