Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

“Brasileiros não passam fome porque têm mangas nas cidades”, diz ministra; assista

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), afirmou na terça-feira (9/4) que os brasileiros não passam muita fome porque têm “manga nas cidades”. A frase foi dita durante um depoimento de Cristina na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
“Agricultura para países que tiveram guerra, que passaram fome, é questão de segurança nacional. Nós nunca tivemos guerra, nós não passamos muita fome porque temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical. Nós temos miséria, e precisamos tirar o povo da miséria”, disse a ministra.
ASSISTA:
Além da fome no país, Cristina foi questionada por parlamentares sobre diversos assuntos direta ou indiretamente atrelados à pasta. Entre os temas abordados, a ministra falou sobre os pagamentos por serviços ambientais (PSA), instrumento que tem como objetivo fomentar a preservação ambiental e a biodiversidade e amenizar os efeitos do aquecimento global.
Cristina se mostrou entusiasta da ferramenta, que já conta com alguns projetos de lei aprovados, como o Bolsa Verde, promulgado em 2011.
“Vamos ter que por em prática o mais rápido possível”, disse. Ainda sobre os PSA, a ministra disse que o Brasil precisa “transformar a preservação em um negócio”. Para referir-se à preservação ambiental, a ministra fez uma analogia com um apartamento. “Os produtores têm uma importância muito grande na preservação, é ele que tem a obrigação de preservar. [A porcentagem que deve ser preservada] é muito grande, é como você ter um apartamento de três quartos e só poder usar metade de um, e ainda paga por isso”, argumentou.