Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Dia 29 de setembro acontece o I Encontro de Filarmônicas de Serrinha


Quando elas passam pelas ruas da cidade deixam a todos encantados com o som dos seus instrumentos. As Filarmônicas representam uma tradição cultural em várias cidades do Brasil e no próximo domingo (29.09) elas se reúnem para o I Encontro de Filarmônicas de Serrinha. A iniciativa inédita da Filarmônica União dos Músicos Serrinhenses tem apoio da Prefeitura Municipal e vai reunir na cidade um total de sete filarmônicas, sendo seis da Bahia e uma de Sergipe.

Estarão presentes as filarmônicas das cidades de: Central–Ba, Simões Dias -Se, Salvador -Ba, Saubara-Ba, Santo Antônio-Ba, Irará -Ba e Serrinha-Ba. O encontro ainda terá a participação do maestro Fred Dantas. As orquestras vão se concentrar no Ponto de Araci com saída prevista para às 14h. De lá, seguem tocando pela cidade até a praça Morena Bela onde vão se apresentar gratuitamente num palco que será montado no local.

Para o presidente da Associação Filarmônica Lira Santana, do estado de Sergipe, Robson de Jesus Santos, esses eventos são de fundamental importância pois ajudam na difusão dos trabalhos das bandas Filarmônicas, além de realizar intercâmbios entre os participantes contribuindo com diálogos e trocas de ideias que ajudam na construção de uma instituição mais organizada.  “Realizar eventos desta magnitude em uma cidade é fundamental. Pois movimenta o setor cultural, ativa setores públicos para um olhar mais crítico aos trabalhos da instituição organizadora. E contribui para a sociedade valorizar a filarmônica, passando a conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados por ela”, afirma.

O maestro Gleidson Silva de Jesus da Filarmônica União dos Músicos Serrinhenses chama a atenção para o fato deste encontro ser inédito: “o Encontro de Filarmônicas é um evento importante para que a população conheça e se aproxime mais desse tipo de apresentação, conheça a cultura das bandas de música, tão tradicionais nas cidades do interior”. O maestro também enfatiza que esta pode ser uma opção profissional para muitos jovens. “O encontro além de levar arte, cultura e entretenimento para a comunidade local, mantém viva a cultura das filarmônicas e desperta o interesse de crianças, jovens e adultos no estudo da música, que nas filarmônicas é oferecido gratuitamente e que pode futuramente se tornar uma profissão”, conclui.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serrinha
ascom@serrinha.ba.gov.br