Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Serrinha recebe Moção de Aplauso em sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia




O plenário do auditório Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficou lotado na manhã desta terça-feira (16.09), por conta da sessão especial sobre o Dia D da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. A sessão foi proposta pela deputada Fabíola Mansur, presidente da Comissão de Educação da ALBA, e contou com a presença do presidente da Assembleia, Nelson Leal, da deputada Neuza Cadore, presidente da Comissão de Direitos Humanos, do padre Renato Minho, e de diversas autoridades.

A Bahia possui 3,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora, etc). Grupos de 26 municípios baianos participaram da sessão, entre eles Eunápolis, Jequié, Inhambupe, Juazeiro, Santo Antonio de Jesus, Porto Seguro e Serrinha. Portando bandeiras, bolas, em cadeiras de roda, com muletas e bengalas, adultos e crianças ocuparam o plenário para exigir respeito e oportunidades iguais.



Durante a sessão especial, a cidade de Serrinha foi homenageada com uma Moção de Aplauso por parte do COEDE – Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência pela excelência do serviço que vem sendo prestado no município através do CAPENE – Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Em nota afirma: “O COEDE encaminha Moção de Aplausos, Congratulações e reconhecimento ao Sr. Adriano da Silva Lima, prefeito de Serrinha-BA, pelos relevantes trabalhos executados junto à Educação Especial do seu município”.

O prefeito Adriano Lima fez questão de participar da sessão especial e recebeu a homenagem das mãos da deputada Fabíola Mansur e do padre Minho, juntamente com a diretora do CAPENE, Nelma Mota. “Este reconhecimento é um incentivo para que a gente continue trabalhando para melhorar ainda mais. Eu parabenizo a toda equipe da Educação e do Capene”, afirma o prefeito Adriano Lima.

O Capene atende 470 pessoas semanalmente e conta com uma equipe Multidisciplinar. São 4 fisioterapeutas, 3 psicólogos, 3 fonoaudiólogos, 1 musicoterapeuta, 1 neuropsicopedagogo, 1 professor de Informática para Deficientes Visuais, 1 professora de Braile, 2 professores de Educação Física, 1 professor de LIBRAS/Português, 2 assistentes sociais, 10 psicopedagogos, 5 pedagogas especialistas em AEE, 1 professor de Pilates e 7 profissionais de apoio. Além disso, tem 2 microônibus adaptados exclusivamente para o centro.

Segundo Nelma Mota, a gestão do prefeito Adriano Lima vem cumprindo o que está estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão, 13.146. “Estamos ampliando os atendimentos, investindo na formação continuada de professores e mediadores, entre outras ações. Esta moção reconhece a efetivação das políticas púbicas na gestão do prefeito Adriano Lima, que sempre nos apóia”, afirma.

O CAPENE - Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, funciona na Avenida Carlos de Freitas Mota, 128 - Ginásio. De segunda a sexta 8h as 12h e das 13h às 17h30. É mantido financeiramente pela Prefeitura Municipal de Serrinha.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Serrinha
ascom@serrinha.ba.gov.br