Últimas notícias

Prefeitura de Serrinha vai implantar curso de Robótica nas escolas municipais; vídeo


Iniciativa vai atender quase 7.000 alunos da rede municipal de ensino

No dia 7 de setembro, após o desfile das escolas, um robô impressionou a todos que estavam na Praça Luís Nogueira. O Robozão, como é carinhosamente chamado, encantou adultos e crianças com sua desenvoltura em circular pelas ruas e até mesmo em dançar sucessos como a música Despacito. A apresentação serviu para chamar a atenção do projeto que será implantado pela Prefeitura de Serrinha em parceria com a empresa Dulino.

Em uma iniciativa pioneira na Região do Sisal, a Prefeitura Municipal de Serrinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantará, já a partir do 1º semestre de 2020, o curso de robótica em 19 escolas da rede municipal de ensino, o qual atenderá 6.930 (seis mil novecentos e trinta) alunos. “Os cursos oferecidos vão garantir aos nossos alunos acesso às novas tecnologias, maior qualidade no processo de ensino-aprendizagem e abertura de novos horizontes”, afirma o prefeito Adriano Lima.

A ampliação da aprendizagem sobre o mundo das novas tecnologias busca despertar o crescimento intelectual dos estudantes por meio de novas experiências, construções e o domínio das ciências.

A secretária de Educação, Maria Betânia Pereira, ressaltou o quanto o projeto impactará positivamente o ensino nas escolas municipais, trazendo inovação e superando três grandes desafios da educação brasileira: “O primeiro diz respeito à equidade, uma vez que a tecnologia consegue ampliar o acesso dos alunos; o segundo (desafio) que a tecnologia ajuda a superar é a qualidade, oferecendo recursos digitais cada vez mais diversificados, interativos e dinâmicos; e o terceiro é o desafio da contemporaneidade, pois as tecnologias aproximam a educação do universo dos alunos do século XXI,  além de ajudar a prepará-los para a vida presente e futura”, enfatizou a secretária.

A nova metodologia será implantada no dia a dia da escola, transformando a rotina dos alunos e qualificando-os para as exigências do mercado de trabalho no futuro. O ensino de robótica em escolas públicas é algo inovador e causará um impacto bastante positivo.