Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Serrinha: Colégio Rubem Nogueira é abandonado pela Secretaria de Educação do Estado




O ginásio Regional Estadual de Serrinha, também conhecido por Ginásio Regional do Nordeste foi instalado em 19 de março de 1952, pelo governador Régis Pacheco, no antigo prédio da Estação Experimental da Sericicultura, na época ocupado pelo Serviço de Cereais e Leguminosas da Secretária da Agricultura do Estado. O primeiro ano funcionou no prédio da antiga Prefeitura nos salões da Justiça e da Câmara.

Com esta fundação, que se deu através de um projeto de lei do deputado estadual Rubem Nogueira (lei 130 de 14/12/1948), foram criados os primeiros ginásios públicos no interior da Bahia, no governo Octávio Mangabeira. Os quais beneficiaram os municípios de Serrinha, Jequié, Itabuna, Caetité e Canavieiras.

Os exames de admissão aconteceram nos dias 28 e 29 de fevereiro de 1952, e foram supervisionados por um inspetor federal do MEC, professor Jenner Barreto Bastos. Advento este, que significou uma verdadeira revelação no ensino local e microrregional, pois dezenas de jovens e mais velhos participaram do exame causando uma grande repercussão na cidade uma vez que ao serem aprovados estes discentes que não habitavam em Serrinha passaram a residir nesta cidade para dar continuidade ao seu processo de formação.

A aula inaugural foi proferida pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Secundarista, professor Luís Rogério de Souza. E, em 1955, o ginásio formou a primeira turma, fato que promoveu uma grande festa na cidade. Daí percebe - se o valor histórico do conhecimento deste Colégio para a educação na região sisaleira. 


PRESTES A DESABAR, NINGUÉM FAZ NADA. DEPUTADO  E PROFESSOR OSNI CARDOSO, ONDE ANDA QUE NÃO VÊ ISSO? PERGUNTAR NÃO OFENDE!