Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Serrinha: Desfile da Beleza Negra lota a praça Morena Bela


Com o objetivo de valorizar a beleza negra, combatendo o preconceito e a discriminação racial que cerca o padrão de beleza ocidental, a Prefeitura Municipal de Serrinha, através da Coordenação de Cultura, promoveu, na noite de sexta-feira (22), o Desfile da Beleza Negra, como parte integrante da programação da Semana da Cultura. O evento contou com várias categorias e muitos pais e mães foram apoiar e torcer pelos filhos. 

O desfile, que foi realizado com o apoio do Movimento Negro Afro Jamaica, Instituto Casa da Cidadania de Serrinha (ICCS), Movimento de Mulheres Dandara do Sisal e Sintsef, ressaltou o respeito cultural e, sobretudo, racial e enalteceu a cultura afro, revelando a diversidade negra em nosso município. 





O coordenador de Cultura, Izaias Moreno, falou sobre o evento. “É emocionante receber o apoio de um grande público para a realização deste evento. É uma vitória! Buscamos a conscientização sobre os padrões sociais de beleza. O povo negro merece e deve ser reconhecido por todos os atributos que o envolvem e por ser um símbolo de resistência em nosso país”, destacou.

De acordo com Aristanan Pinto, representante do Movimento Negro, "o Festival da Beleza Negra tem o objetivo de mostrar a identidade e as expressões da população negra no enfrentamento ao racismo, à intolerância religiosa, ao genocídio da juventude negra e à violência contra a mulher. Este ano, comemora 12 anos de luta, existência e resistência de ações de reparação e defesa da igualdade em prol da população negra". 

O desfile teve vinte e três participantes de diversos bairros e comunidade remanescente negra, sendo dezoito participantes femininos e cinco participantes masculinos.