Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Desenvolvedores da Sputnik V ameaçam processar Anvisa

 

Vacina russa apresentou inconsistências na análise de técnicos da Anvisa

Vacina russa apresentou inconsistências na análise de técnicos da Anvisa

MAXIM SHIPENKOV/EFE/EPA - 05.12..2020

Os desenvolvedores da vacina russa Sputnik V ameaçaram nesta quinta-feira (29) processar por difamação a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que se recusou a aprovar o fármaco e alegou que a vacina continha uma versão ativa de um vírus.

"A Sputnik V está iniciando um processo judicial de difamação no Brasil contra a Anvisa por espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente", anunciaram no Twitter os desenvolvedores da vacina russa.

"A Anvisa fez declarações incorretas e enganosas sem ter testado a vacina Sputnik V real", completaram, alertando a agência reguladora brasileira que "nossa equipe jurídica entrará em contato".

A equipe da Sputnik V citou declarações de Gustavo Mendes, funcionário da Anvisa que alegou que a agência brasileira "não recebeu amostras da vacina para testar [e] não testou".

A conta da Sputnik V, entretanto, não apresenta uma fonte para essas declarações.

A agência brasileira se opôs na segunda-feira aos pedidos de vários estados do país para importar a Sputnik V, por considerar que faltam dados para garantir sua segurança e eficácia.