Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Governo Bolsonaro faz pesquisa sobre situação salarial de policiais

 

Governo Bolsonaro faz pesquisa sobre situação salarial de policiais
Foto: Reprodução/ Brasil de Fato

O governo Jair Bolsonaro encomendou uma pesquisa nacional que busca averiguar a qualidade de vida de todos os policiais brasileiros. A tarefa será encabeçada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que vai disponibilizar um questionário aos profissionais de segurança, como policiais militares e civis dos 26 estados e do Distrito Federal.

 

Segundo o blog de Octávio Guedes, no G1, a pesquisa vai abordar questões salariais e de moradia, entre outros tópicos, com o objetivo de criar políticas públicas para valorizar os policiais.

 

Porém, à publicação, governadores revelaram temor de que o presidente faça uso político da medida, já que ele costuma se opor aos chefes dos Executivos estaduais. "Preocupante. Vamos monitorar", disse um governador ao blog. Eles se preocupam com a proximidade entre o bolsonarismo e PMs que já se amotinaram, como aconteceu em Sobral, no Ceará, em fevereiro do ano passado.

 

A matéria explica que a pesquisa será feita por e-mail, com apoio das secretarias estaduais de segurança que vão enviar ao Ministério da Justiça os contatos dos policiais. Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP, Renato Paim, a participação será "voluntária e sigilosa, não havendo qualquer forma de identificação pessoal dos profissionais".