1% a mais no FPM de setembro representa socorro para os municípios', diz Zé Cocá - PORTAL FERRAZ E O POVO

Últimas notícias

1% a mais no FPM de setembro representa socorro para os municípios', diz Zé Cocá

 

'1% a mais no FPM de setembro representa socorro para os municípios', diz Zé Cocá
Foto: Divulgação

Em Brasília, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, participou, na tarde desta quarta-feira (27), da sessão solene do Congresso Nacional para promulgação do adicional de 1% do Fundo de Participação de Municípios (FPM). Também participaram da sessão o prefeito Marcone Amaral, de Itajuípe, além de lideranças municipalistas de todo o país, deputados e senadores.

 

“Estamos diante de importante marco legislativo e colhendo frutos de um trabalho que começou bem antes, com a mobilização dos prefeitos. O FPM é a principal fonte de receita para mais de 80% dos municípios da Bahia. Além de vivermos uma crise sanitária e econômica sem precedentes, setembro é um mês de diminuição de arrecadação e teremos essa ajuda para equilibrar as contas”, afirmou Zé Cocá.

 

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, reforçou que o dia era de comemoração. “É o momento de agradecermos por esse importante avanço que conseguimos e que representa R$15 bilhões anualmente para os municípios do Brasil. É um valor significativo para os prefeitos enfrentarem as realidades”, disse. 

 

A Constituição Federal de 1988 recebeu a emenda 112 determinando que a União repasse mais 1% dos Impostos de Renda e Sobre Produtos Industrializados (IR e IPI) para os municípios. O repasse será gradativo, ao longo dos quatro primeiros anos da vigência, ou seja, 0,25% nos próximos dois anos; 0,5% em 2024; e 1% em 2025.