Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Regulação com longas filas em Lauro de Freitas; pacientes dizem que chegam de madrugada



 No local, são oferecidos atendimentos gratuitos, via Sistema Único de Saúde (SUS) em 15 especialidades médicas e os usuários reclamam que não há fichas suficientes para todos.

A prefeitura de Lauro de Freitas informou que a razão das filas é o represamento de pacientes por causa da pandemia. Segundo o órgão, as unidades básicas nos bairros haviam deixado de agendar consultas e foi feita a centralização de marcações na Central de Regulação.

As pessoas estavam aglomeradas na fila, que se estendia pela Rua Maria Isabel, no centro da cidade desde as primeiras horas desta quinta. “Cheguei às 2h da manhã e não consigo marcar nada. Essa regulação está uma esculhambação, é preciso colocar ordem. A pessoa dorme aqui, ao relento”, desabafou uma mulher, que acrescentou que desde o início da semana busca pelos serviços no local, sem sucessoUma idosa que estava na fila contou que desde a última segunda-feira (4) busca a unidade e não consegue marcar exames necessários para tratar varizes.

“Desde segunda-feira que ando para lá e para cá e não consigo marcar o que preciso. Vim segunda, terça, ontem e hoje. As pernas estão doendo e não consegui”, comentou.

Coordenador fala sobre longa fila para marcação de exame em Lauro de Freitas

O coordenador da regulação da prefeitura de Lauro de Freitas, esteve no local e ouviu queixas de pessoas que aguardavam na fila. Ele afirmou que mais de 4 mil exames e consultas são agenciados quinzenalmente e garantiu que não há necessidade de aglomeração.

“Estamos fazendo o levantamento de toda a demanda represada. A gente vai saber quais são as especialidades mais procuradas. A gente está tentando buscar novas formas de melhorar o atendimento e as formas do acesso”, garantiu.