Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

MINISTRO DA EDUCAÇÃO DIZ PRIORIZAR AMIGOS DE PASTOR EM REPASSE DE VERBAS



Em encontro com prefeitos, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o governo prioriza amigos de pastor a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). A conversa foi gravada e revelada em reportagem do jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira (22).

Segundo o ministro, a prioridade é atender prefeituras que tenham pedidos de liberação de verba negociados pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que integram suposto gabinete paralelo dentro do Ministério da Educação. “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, diz Ribeiro durante a reunião.

A verba em questão seria de recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e distribuída às prefeituras para obras de creches, escolas, quadras ou a compra de equipamentos. Em troca da liberação facilitada dos recursos, os prefeitos devem construir igrejas em seus municípios.

“A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. (…) Então, o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção das igrejas”, diz Ribeiro na gravação.

 Desde o começo do ano passado, Gilmar Santos e Arilton Moura, controlam a agenda do ministro Milton Ribeiro, articulam encontros de prefeitos no MEC. O resultado dos encontros é o pagamento ou empenho de recursos de R$ 9,7 milhões, a serem repassados semanas após. Isso acontece porque os recursos são pagos sem antes seguirem o protocolo habitual, que envolve assinatura de termos de compromisso e contratos.

Ao menos 48 municípios foram contemplados após encontros com pastores entre os primeiros meses de 2021 até agora, sendo 26 deles com recursos próprios do FNDE – o restante recebeu dinheiro de emendas do orçamento secreto.