Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Mais de 1 bilhão de vacinas contra Covid podem ter sido desperdiçadas na pandemia



Metro1


Uma análise do grupo de dados de saúde Airfinity estima que mais de 1 bilhão de vacinas contra a Covid-19 podem ter sido desperdiçadas durante a pandemia. As principais causas foram a distribuição desigual de imunizantes no mundo, a indecisão sobre a vacinação e o armazenamento em temperatura incorreta. As informações são do jornal Financial Times, de Londres.
 
A análise aponta que 1,1 bilhão de doses, cerca de 10% de todas as vacinas de Covid produzidas no mundo, foram desperdiçadas desde que os imunizantes foram aprovados. Quase 800 milhões foram desperdiçadas só no primeiro semestre deste ano.

O levantamento empresa é baseado em expectativas de governos, notícias na mídia e previsões de produção. O presidente-executivo da Airfinity, Rasmus Bech Hansen, acredita que mais doses provavelmente serão desperdiçadas este ano, embora o planejamento das fábricas seja para diminuir a produção. 
 
Já é de se esperar algum desperdício de produtos médicos que expiram rapidamente, principalmente em momentos em que é difícil prever a demanda, como em uma pandemia. Mas o principal analista da Airfinity, Matt Linley, acredita que uma causa significativa do desperdício foi a doação de doses com prazos de validade curtos para países em desenvolvimento.

"Uma das maiores coisas relatadas é que os países recebem doações que chegam muito tarde, muito perto do vencimento, então não têm tempo para usá-las", disse ele.