Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Namoro entre PT e União Brasil em SP mexe com candidaturas de Neto e Jerônimo na Bahia

 


A tentativa do ex-presidente Lula (PT) de conquistar o apoio do União Brasil para a pré-candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo tem gerado impactos no cenário eleitoral da Bahia.

Segundo apurou o Metro1, os interlocutores de Lula têm procurado, inclusive, o secretário-geral do União Brasil e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, para tentar costurar o acordo. A ideia do ex-presidente é "neutralizar" em São Paulo o União Brasil, legenda com gigantesco fundo eleitoral e tempo de televisão e rádio.

Lula quer que o partido de ACM Neto ou apoie Haddad ou fique neutro no pleito pelo governo paulista. Parte do União Brasil paulista, entretanto, quer apoiar o governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB).

Ao fortalecer Haddad, Lula também quer reforçar sua pré-candidatura à Presidência em São Paulo, maior colégio do país e onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma das suas maiores bases eleitorais no país.

A indefinição de São Paulo é um dos motivos, segundo apurou a reportagem, para Lula evitar uma embate com ACM Neto. O ex-presidente também não quer, segundo os aliados, se "desgastar" em estados nordestinos, onde ele lidera as intenções de votos.

Apesar disso, o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner, ambos do PT, pediram que Lula "dê um gás" na campanha de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia. Após o pedido, o ex-presidente foi mais enfático no apoio a Jerônimo no evento que aconteceu no último sábado (2), na Arena Fonte Nova.