Após denúncias de abuso, Justiça determina afastamento de diretor de asilo no sul da Bahia
Uma determinação da Justiça, divulgada na segunda-feira (11), afastou o diretor de uma asilo em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A decisão aconteceu após denúncias de agressões físicas, abusos sexuais sofridos pelos idosos, além de falta de higiene no espaço.
Após as denúncias, um documento foi enviado à Justiça pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e a Vigilância Sanitária local. Segundo o documento, pacientes chegavam a ficar sedados quando recebiam visitas, para que não contassem sobre os abusos.
Identificado como Paulo Roberto Santos Leal, o diretor foi afastado até que as investigações sejam concluídas. Durante o período, a prefeitura de Porto Seguro deve assumir a direção, através da Secretaria de Assistência Social.
O asilo abriga 56 idosos e funciona desde 2020. O estabelecimento não tem alvará sanitário, nem funcionários suficientes. De acordo com relatos de testemunhas, os idosos ficavam trancados na unidade e precisavam comer alimentos fora do prazo de validade e dividir itens básicos de higiene, como escovas de dente