Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Notíciasrss feed Cadeirante liderava quadrilha de estelionatários idosos, diz polícia



Da Redação

O cadeirante Jailton Jesus Andrade, 50 anos, é apontado pela polícia como um dos líderes da quadrilha de estelionatários presos, na segunda-feira (29), por investigadores da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris). O grupo começou a ser desarticulado em 22 de abril, com a prisão de outra líder, Valdete Costa de Oliveira, também conhecida como Amanda.

Jailton era um dos responsáveis pelo recrutamento, em outros estados, de idosos que pudessem atuar como laranjas na compra e venda fraudulentas de terrenos, imóveis e veículos em Salvador.

O gaúcho Luis Eduardo Schreinert, 48, o cearense Francisco Bibiano Correia Sampaio, 64, e o paulista Antônio Gato, 73, também foram presos e apresentados, na companhia de Jailton, na tarde desta terça-feira (30), no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade.

Luis Eduardo, Bibiano e Antônio foram flagrados pelos investigadores no momento em que tentavam resgatar um Fiat Uno Vivace, vendido por Valdete a uma moradora do Uruguai. Ao ver a estelionatária e os comparsas presos na tevê, a mulher quis desfazer o negócio e solicitou a ajuda de uma tia que conhecia Luis Eduardo, intermediário na negociação de devolução. 


Antônio, Luiz Eduardo, Francisco e Jailton foram apresentados nesta terça-feira

A compradora do automóvel avisou a polícia, que aguardou a chegada do trio que iria desfazer o negócio. Ouvida pela delegada delegada Fernanda Porfírio, titular da 1ª DT/Barris, a compradora do carro disse que não sabia que estava sendo vítima de um golpe.

Jailton foi flagrado pelos policiais em um apartamento, no Edifício Nápoli, na Barra, onde morava. O endereço foi fornecido pelos três presos. O imóvel era utilizado para hospedar os idosos trazidos de outros estados, como Antônio Gato, que já estava no local há quase 40 dias.

De acordo com a Polícia Civil, o cadeirante atuou como despachante nos anos 90, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Ele era o responsável por falsificar os documentos usados nos golpes. Segundo a delegada Maria Fernanda, cada um dos criminosos tinha, pelo menos, dois RGs com nomes diferentes.




Valdete foi presa na noite do dia 22. Ela riu na delegacia e disse não ter certeza da própria idade

Preços baixos
Os bens adquiridos pelo grupo eram revendidos a preços abaixo do mercado. Luis Eduardo já teria arrecadado, com os golpes, um valor estimado em R$ 300 mil. Além do Uno Vivace, foram apreendidos ainda um Honda Civic, adaptado para deficiente e utilizado por Jailton, um Fiat Siena, uma certidão falsa de compra de um terreno, localizado em Brasília, e cédulas de RG preenchidas com dados dos laranjas, mas sem as fotos.

Os criminosos disseram à delegada que cada cédula era adquirida, em Brasília, por R$ 100 cada. “Em Salvador, os documentos recebiam fotos para serem usados nos golpes”, disse a delegada.

Luis Eduardo, Bibiano, Antônio e Jailton foram autuados em flagrante por uso de documentos falsos, falsificação de documento público e formação de quadrilha. Eles já têm passagens pela polícia de diversos estados por tráfico, roubo, receptação, estelionato e crime ambiental. Os quatro estão custodiados na carceragem da 1ª DT, à disposição da Justiça.correio bahia