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Vvia Uno inicia sua produção na Argentina
“O mercado argentino é o segundo em importância para a Via Uno. Então, estávamos preparados para nos estabelecer aqui”.
 A Via Uno, fabricante de calçados brasileiros que desde 1998 estava presente no mercado Argentino somente através de importações começou sua fabricação no país vizinho. Eles afirmam que essa decisão provocou a necessidade de evitar quaisquer complicações que ocorreram na produção baiana. Fabricarão carteiras para serem exportadas para 30 países.

Em declarações para a imprensa, Mauro Oliveira, Gerente Geral da empresa na Argentina assegurou que “O mercado argentino é o segundo em importância para a Via Uno. Então, estávamos preparados para nos estabelecer aqui”.


De acordo com Oliveira, os custos de produção do país são mais baixos do que no Nordeste, onde cada uma das duas fábricas que a empresa possui, produz cerca de 20.000 pares por dia.

Desde 2006, a Via Uno importa couro argentino para sua produção no Brasil e a partir disto abastece 90 países com seus produtos. A empresa foi beneficiada quando o Governo argentino programou o requisito para exportar produtos locais para as importações de nível.
Agora, parte desta matéria prima será usada nas duas fábricas da empresa, localizadas em Lomas del Mirador, produzidos para terceiros que já começaram a produzir cerca de 200 pares diários de sapatos, botas e sandálias para a marca brasileira. O plano é produzir no final do ano 20% do consumo do mercado argentino.

Via Uno está desenvolvendo seu crescimento em outros locais e adaptando projetos para a moda local. Substitui a compra de calçados do Brasil e este ano pretende fabricar e exportar para 30 países. Em 2013 adicionou pelo menos quatro locais (Tucumán, Neuquén, La Plata e Mar del Plata), a 12 já estão no país. Também vendido em 180 lojas multimarcas.

Em 2012, faturou US$ 30 milhões no país, com crescimento de 18% em unidades e 39% em receita de pesos. Para este ano, prevê um crescimento 10% a mais em volume.

Em todo o mundo, a Via Uno faturou US$ 380 milhões em 2012, dos quais 12% providos da Argentina. “No Chile, por exemplo,diz Oliveira, temos 16 lojas e seguiremos lutando para aumentar este número, mesmo que seja um lugar difícil para competir com produtos asiáticos.
A empresa do Rio Grande do Sul, tem duas filiais na Bahia no norte do Brasil, com produção de 40.000 pares por dia no total.

La empresa, de Río Grande do Sul, tiene dos plantas en Bahía, norte de Brasil, con capacidad para 40.000 pares por día en total. A empresa pertence a um gaúcho que, aos 23 anos, depois de deixar o emprego em um banco, começou em 1991 a fazer sapatos. Hoje, ele tem 4.000 funcionários, locais em 30 países e exporta para 90 países.