Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Mau humor do eleitor com Dilma está no bolso Comente




Sérgio Lima/FolhaO Ibope apontou queda de 7 pontos percentuais no índice de aprovação do governo Dilma Rousseff em relação a dezembro do ano passado. Os dados contidos nas dobras da pesquisa evidenciam que o mau humor do eleitor é ditado pelo bolso.
Tomem-se, por eloquentes, dois exemplos: 71% dos brasileiros desaprovam a forma como o governo Dilma combate a inflação, 73% torcem o nariz para o modo como os juros sobem.
Por mal dos pecados, o Banco Central divulgou seu relatório trimestral também nesta quinta. Reduziu sua previsão de crescimento do PIB anual para 2%. E elevou sua estimativa de inflação de 5,6% para 6,1%. Donde já prepara a próxima elevação da taxa de juros, hoje em 10,75% ao ano .
Desde que assumiu, em 2011, Dilma vem sendo a ministra da Fazenda de si mesma. Nesse período, Guido Mantega desempenhou o papel de despachante das vontades da chefa. Dilma apertou os botões que quis apertar. E ficou esperando pra ver como se comportariam esses seres imprevisíveis que são as pessoas.
Para azar da candidata à reeleição, as agulhas atravessadas nos bonecos, no Planalto, ainda não surtiram os efeitos desejados. E furaram o humor das pessoas erradas. Vem daí o sentimento de mudança que contamina dois terços do eleitorado.