Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Surto de sarampo durante a Copa preocupa governo

Surto de sarampo durante a Copa preocupa governo
Sintomas serão monitorados pelo MS | Foto: António Lacerda / EPA
A possibilidade de um surto de sarampo durante a Copa do Mundo preocupa o Ministério da Saúde. A doença é transmitida por via respiratória e voltou a aparecer nos últimos anos, depois de ser considerada controlada no país. Foram 2 casos registrados no Brasil em 2012, 202 em 2013 e, somente nos primeiros meses de 2014, já são 191 casos confirmados.
 
Segundo Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério, a transmissão de sarampo é feita por pessoas que chegam com o vírus de países onde a doença circula, como os de Europa, Ásia e África. O temor é que, em período de encubação da doença, estrangeiros cheguem ao país e tenham contato com pessoas que não foram vacinadas.
 
Na última semana, o The New York Times também defendeu que o vírus da dengue pode se “espalhar” durante o Mundial. Natal, Fortaleza e Recife foram apontadas por um estudo britânico como as que têm mais chance de epidemia. Mas a maior preocupação é a febre chikungunya, que tem sintomas parecidos com a dengue. Para alguns epidemiologistas, a chegada da doença no Brasil é inevitável. "O vírus tem circulado em ilhas do Caribe e chegou à Guiana Francesa. Como temos uma quantidade grande do mosquito, pode acontecer da doença chegar aqui", diz Maierovitch. Segundo ele, possíveis sintomas serão monitorados por um centro de operações, o que inclui aeroportos e uma rede de informações online distribuídas nas 12 cidades-sede.