Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Secretário fala sobre sistema ultrapassado da regulação da saúde na Bahia: “A solução já foi encontrada”

Foto: Felipe Ricardo / Varela Notícias
Foto: Felipe Ricardo
Redação VN
Depois de apontar que uma das causas principais de morte no estado é a lentidão da regulação nos hospitais públicos da Bahia, cujo processo ainda é realizado pelos médicos através do telefone e fax, podendo levar meses e até anos para conseguir uma vaga, o Varela Notícias conversou com o secretário de Saúde do estado, Fábio Villas-Boas, nesta terça-feira (22). Ele explicou que resolver essa questão era um dos principais objetivos de sua gestão à frente da pasta.

Fábio disse que a solução já foi encontrada para o problema da regulação na Bahia e destacou investimentos a fim de ampliar o número de leitos em todo o estado, triplicando a oferta que existe atualmente.
“Estamos trabalhando desde o primeiro dia de janeiro para resolver esse problema. Como todo bom médico, o grande desafio é fazer o diagnóstico correto e prescrever o remédio correto. Trouxemos o melhor especialista de regulação no Brasil aqui para dentro, identificamos o problema e já estamos no processo burocrático de licitação e contratação da solução que iremos aplicar na central de regulação. Além disso, estamos trabalhando para ampliar o número de leitos que são oferecidos à central de regulação, de 150 para 500 vagas por dia”, disse.
Sobre a forma de solucionar o problema, informatizando e o atualizando, o secretário deu prazo de até três meses: “A solução tecnológica já foi identificada, precificada, e temos autorização do governador para fazer o investimento e agora é só cumprir os trâmites do serviço público. Pretendemos até o final do ano estar com isso contratado, porque demora até 3 meses para a licitação”.