Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Representante do papa Francisco cumpriu extensa agenda na Diocese de Serrinha

don Diovanni - 10
Chegada do embaixador do papa. Foto: Teones Araújo
      Fazendo parte das comemorações dos 10 anos de criação da Diocese de Serrinha, cujo dia festivo será 20 de dezembro deste ano, o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello visitou os municípios de Serrinha e Barrocas, onde celebrou duas missas e participou de três encontros. A visita aconteceu no sábado e domingo  (03 e 04).
      Dom Giovanni chegou a Serrinha na tarde de sábado, e a primeira atividade após a recepção de dom Ottorino Assolari foi no Centro Santo Alessandro, onde participou de um encontro com a juventude, dizendo que o papa Francisco ama os jovens. Participaram do evento representante de grupos de jovens de dez paroquias da Diocese e dom Giovanni arrancou aplauso da plateia ao dizer que se sentia jovem, mesmo com 60 anos de idade, pois todos deviam se sentir jovem, “o papa, o bispo, igreja e a sociedade acreditam em vocês”, falou o núncio.
      Após o evento com os jovens, dom Giovanni acompanhou o bispo dom Ottorino a comunidade de Vertente, distante 18 km da sede de Serrinha, onde se reuniu com o núcleo São Francisco, formado pelas comunidades de Cana Verde, Maravilha, Serrote e Salgado, pertencentes à Paróquia do Bom Pastor, que é dirigida pelo padre Rutemberg dos Santos. Ao chegar à comunidade, ele foi recepcionado pelos fiéis que portavam bandeiras e entregou ao núncio uma imagem de São Francisco. Três padres concelebram juntamente com dom Ottorino e Giovanni, a missa festiva do padroeiro.
Celebração no Vertente. foto: Teones Araújo
Celebração no Vertente. foto: Teones Araújo
      Dom Giovanni falou da importância de viver em comunidade e disse aos fiéis que Deus, mesmo antes de fazer o mundo, amava a todos. A região é formada por agricultores familiares e João Paulo Alves, 60 anos, disse ao CN que se emocionou ao receber um abraço do núncio e pediu que levasse ao papa Francisco o abraço da comunidade e daqueles que tem na terra sua fonte de sobrevivência.
Catedral de Santana em Serrinha celebração da missa dominical. Foto: Raimundo Mascarenhas
Catedral de Santana em Serrinha celebração da missa dominical. Foto: Raimundo Mascarenhas
      No domingo, ás 09hs, foi celebrada uma missa na catedral com a presença da maioria dos padres da Diocese e dos bispos Dom Guido Zendron (Paulo Afonso) e Itamar Vian, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana e na oportunidade parabenizou pela reforma na catedral e aproveitou para dizer, que além da catedral, o povo é lindo e pediu para que todos abrissem as portas dos seus corações para Cristo entrar. Sentados nos primeiros bancos os deputados Gika Lopes (PT) e Alex da Piatã (PMDB), e suas respectivas esposas, o prefeito Osni Cardoso (PT), vereadores e secretários do município.
Lideranças políticas presentes falaram da importância de uma visita tão significativa. Foto: Raimundo Mascarenhas
Lideranças políticas presentes falaram da importância de uma visita tão significativa. Foto: Raimundo Mascarenhas
Ao finalizar a celebração, dom Giovanni D’Aniello, falou ao CN que já havia visitado muitas dioceses e um fato que chamou atenção foi à participação e alegria do povo, lembrando as palavras do papa Francisco sobre a alegria e mensagem cristã que se chama “evangelho”, o que significa uma “boa notícia”, um anúncio de alegria para todo o povo.
Conforme fez com os jovens, no final do encontro com os casais os bispos posaram para foto oficial. Foto: Raimundo Mascarenhas
Conforme fez com os jovens, no final do encontro com os casais os bispos posaram para foto oficial. Foto: Raimundo Mascarenhas
Após a celebração, num salão anexo da Catedral de Santana aconteceu  um encontro com casais e na oportunidade chamou atenção para os momentos difíceis que o mundo está passando, houve um ‘bate papo’ e na oportunidade os casais fizeram perguntas que muita gente ainda tem dúvida e como deve se comportar perante a igreja católica. Um determinado momento dos questionamentos o embaixador do papa citou que as pessoas estão mais voltadas para as redes sociais e que os pais deveriam disciplinar melhor, lembrou que quando jovem tinha o lazer da época, mas os pais exigiam a participação na igreja. Por volta das 12h30 religiosos e autoridades participaram de um almoço.

A última atividade de don Giovanni na Diocese foi no município de Barrocas, distante 18 km de Serrinha, lá ele participou do enceramento do Encontro Diocesano da Pastoral da Criança. Ficou entusiasmado com a grande presença de fiéis que lotou a Paróquia de São João Batista e pediu preseverança sempre  para manter a igreja firme na caminhada cristã.
Don Giovanni no Altar da igreja matriz de Barrocas. Foto: Raimundo Mascarenhas
Don Giovanni no Altar da igreja matriz de Barrocas. Foto: Raimundo Mascarenhas
Ao CN o religioso expressou a satisfação em participar das celebrações dos dez anos da diocese e disse que deverá voltar a Roma em dezembro, já que reside em Brasília, para encontrar o papa e dirá todas as coisas boas que viu nesta visita.

Na avaliação de dom Ottorino, foi positiva a visita de dom Giovanni, principalmente pela disposição e não ter se manifestado como uma autoridade oficial, e sim como um homem comum e amigo do povo, “e isso deixou as pessoas bem à vontade e incentivou a resolver os problemas da Diocese com referência à evangelização”.
Ainda segundo dom Ottorino, a ideia de convidar o núncio foi alcançada, e um dos objetivos foi transmitir a irrestrita e filial adesão ao papa Francisco, seu ministério Petrino e Magistério, assim como o de celebrar o os dez anos da Diocese.
Participação das autoridades


Para Alex a vinda do núncio a Serrinha foi uma honra muito grande para a comunidade católica, pois recebeu o embaixador do papa no Brasil ” foi um presente para a Diocese uma das mais novas de criação, apenas 10 anos, acho que foi um presente antecipado a vinda de don Giovanni. Mais do que deixar as honrarias do cargo que ele ocupa, está deixando um grande exemplo pra nós, ontem mesmo ele poderia ter ido celebrar numa grande paróquia, mas preferiu celebrar numa pequena capela do povoado de Vertente, ele disse que aquele povo é a cara do fiel católico que representam a nossa fé e não podia deixar de visitá-lo” contou Alex.O deputado estadual Alex da Piatã (PMDB), acompanhou, ao lado da esposa Val, passo a passo do núncio em Serrinha e Barrocas.  Recepcionou o religioso no Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, seguiu até Serrinha e no retorno a Salvador.
Para Gika não só Serrinha, como todo território do sisal ficou feliz com a visita do núncio.
Para Gika não só Serrinha, como todo território do sisal ficou feliz com a visita do núncio.Foto: Raimundo Mascarenhas
Gika Lopes deputado anfitrião disse que viu com muita alegria a presença do núncio  a Diocese de Serrinha, foi uma honra pra mim poder participar de uma reunião com os jovens, da missa no povoado de Vertente, ” foi realmente muito bonito e para nós serrinhenses, do território do sisal, pra nós da política, pra nós da sociedade foi muito gratificante ver a presença do bispo Ottorino, vários padres e as famílias envolvidas com único proposito, ouvir a palavra de Deus.” avaliou o deputado.


Saiba mais sobre – Núncio ApostólicoPara o prefeito Osni Cardoso, a presença do núncio é um novo modelo da igreja, bem próprio do que está fazendo o papa Francisco, ou seja, viajando e falando pelo mundo sobre a presença da Igreja na sociedade e resgatar a ideia da família, “e isso tem muitas perspectivas boas, Serrinha é premiada por ser sede da diocese com sua presença, mas representamos neste momento todo território”, afirmou o prefeito que também preside o Consisal .


No dia 10 de fevereiro de 2012 o então papa Bento XVI anunciou dom Giovanni D’Aniello como o novo Núncio Apostólico do Brasil. Anteriormente, dom Giovanni atuava como Núncio da Tailândia e Camboja e delegado Apostólico em Myanmar e Laos.Ele tem dupla missão num país. A primeira consiste em representar o Romano Pontífice e a Santa Sé diante da República Federativa do Brasil, onde por convenção diplomática ele é o decano do Corpo Diplomático acreditado junto ao governo, isto é, ele sempre será o encarregado de transmitir à Presidência da República as inquietações da comunidade internacional com a referida nação. A segunda é de caráter pastoral, cuja tarefa é transmitir a cercania e solicitude do Santo Padre para com todas as dioceses do Brasil e o desenvolvimento das mesmas. Ele também é responsável de indicar ao papa a nomeação dos bispos.
Dom Giovanni nasceu em Aversa (Itália) e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico e ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.fotos: Raimundo Mascarenhas e Teones Araújo