Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Cardeal Schönborn propõe um Concílio para decidir sobra a ordenação de mulheres

Para Schönborn, ordenação de casados deve ser tratada no Sínodo Pan-Amazônico.
Para Schönborn, ordenação de casados deve ser tratada no Sínodo Pan-Amazônico. (Association of Roman Catholic Women Priests)
Por Cameron Doody
O cardeal Christoph Schönborn quer "um percentual maior de mulheres em cargos de liderança" na Igreja e, portanto, propõe um Concílio Eclesial para decidir sobre sua ordenação "como diaconisas, presbíteras e episcopisas". Ele o fez em uma entrevista publicada no domingo de Páscoa, na qual também afirmou que a questão da ordenação de homens casados "certamente será discutida" no Sínodo Pan-Amazônico.
Em sua conversa com jornalistas dos jornais austríacos Die Presse e Salzburger Nachrichten, o arcebispo de Viena comentou, a respeito da ordenação de mulheres e homens casados, que "questões organizacionais" na Igreja "são importantes", "e creio que há espaço para mover, também um potencial necessário para mudança". "Uma das questões-chave é o papel das mulheres na Igreja", continuou o cardeal: "há uma necessidade em todas as comunidades religiosas de desenvolvê-lo".
Sobre quem na Igreja tem a competência para levar a cabo tais mudanças ou desenvolvimentos, o Cardeal Schönborn especificou que "a ordenação [de mulheres] é uma questão que, obviamente, só pode ser esclarecida por um Conselho. Um único papa não pode decidir sobre isso. É uma questão muito grande para ser decidida sobre a mesa de um papa ". Segundo o cardeal, embora o Papa João Paulo II, em sua época, tenha fechado a porta para que mulheres pudessem ser ordenadas, na Igreja há "um princípio tradicional, o desenvolvimento da doutrina", cujo peso é sentido especialmente agora, com o Papa Francisco, e isso de uma maneira "empolgante". Como exemplo desse princípio, o cardeal apelou para a decisão do Papa Bergoglio, já há um ano e meio, de colocar a festa de Maria Madalena "no mesmo nível que a dos apóstolos". "Pode-se dizer que é uma coisa pequena. Contudo, isso mostra uma mudança de consciência", enfatizou.
"A Igreja é uma comunidade: grandes decisões devem ser tomadas em conjunto", disse o editor do Catecismo da Igreja, propondo neste sentido, e na linha de sua idéia que um Conselho seja convocado, "que continuemos a viajar o caminho da sinodalidade na Igreja, que o Papa não para de promover ".
"Eu confio que haverá um novo Consilho, seja quando vier. João XXIII reconheceu em seu tempo o momento certo, quando ninguém mais esperava. Eu confio no Espírito Santo ", disse Schönborn. O cardeal também espera  que essa fé na tutela divina da Igreja será sentida no Sínodo Pan-Amazônico planejado para outubro de 2019, no qual a questão da ordenação de homens casados "certamente será discutida".

Periodista Digital - Tradução: Gilmar Pereira