Últimas notícias

Datafolha aponta que prisão de Lula foi justa para 54% dos brasileiros

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (15) pelo jornal Folha de São Paulo aponta também que 54% dos entrevistados veem como justa a prisão do ex-presidente Lula, e que ele não irá disputar as eleições presidenciais de 2018. O instituto ouviu 4.194 pessoas entre 11 e 13 de abril em 227 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Esta é a primeira pesquisa feita após a prisão de Lula. No mesmo levantamento, o Datafolha registrou que 40% discordam da prisão do ex-presidente e 6% não opinaram.
Lula vai disputar as eleições?
Ainda na pesquisa, o instituto perguntou aos entrevistados se Lula vai disputar a eleição presidencial deste ano. Para 62%, o ex-presidente não será candidato, e 18% responderam que com certeza, Lula vai disputar as eleições. Outros 16% disseram que talvez, e 4% não souberam responder.
No levantamento anterior, de 30 de janeiro, 43% consideravam que Lula não disputaria as eleições. Outros 32% consideravam que com certeza, o nome do ex-presidente estaria nas urnas. Para 21%, Lula talvez disputaria, e 4% não sabiam.
Veja abaixo as perguntas sobre Lula
A prisão de Lula foi justa?
Justa: 54%
Injusta: 40%
Não sabe: 6%
Lula vai disputar a eleição presidencial deste ano?
Não: 62%
Com certeza: 18%
Talvez: 16%
Não sabe: 4%
Lula deveria disputar a eleição, ou deveria ser impedido?
Não: 50%
Sim: 48%
Não sabe: 3%