Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Hub Salvador é inaugurado para estimular soluções inovadoras na área digital


A capital baiana já conta com uma estrutura para abrigar empresas emergentes na área da tecnologia digital (startups), que irão, entre outros objetivos, elaborar soluções para novos e velhos problemas no serviço público. Trata-se do Hub Salvador, instalado no Terminal Marítimo, no Comércio, e que foi inaugurado hoje (02) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara. A solenidade contou ainda com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, do presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Antonio Ricardo Alban, de secretário e dirigentes municipais, parlamentares, empresários e empreendedores e imprensa.

“Não há no Brasil nenhum Hub digital equivalente a este. Temos aqui até 300 pontos de trabalho, onde deverão funcionar concomitantemente 100 empresas da área de tecnologia. Startups que serão aceleradas aqui e que contarão com uma estrutura e todo apoio para que possam se desenvolver”, afirmou ACM Neto, que aproveitou para conhecer todas as instalações da estrutura instalada no segundo pavimento do terminal.
O Hub Salvador é uma das ações do programa municipal Salvador 360, eixo Cidade Inteligente, e a inauguração faz parte da programação comemorativa pelos 469 anos da capital baiana. A estrutura será gerida por um consórcio formado pelas empresas Bossa Nova Investimentos e DP Participações, cujos representantes, Pierre Schurmaan e Christian Dunce, respectivamente, marcaram presença na solenidade de hoje. A capacidade total do Hub é de receber até 100 startups em espaço colaborativo, número que deve ser alcançado em 2019, com rodízio de 30 empresas por ano.
Essas empresas deverão desenvolver projetos que envolvam os setores financeiro, jurídico, social e de serviços, dentre outros. A previsão é de que sejam gerados 1,5 mil empregos diretos e indiretos, além de atrair talentos, empreendedores e profissionais qualificados que não tinham oportunidades de trabalho na capital baiana e acabavam migrando para outras cidades. O investimento da Prefeitura no projeto é de R$5,2 milhões.
“Esperamos que a gente tenha condições de oferecer uma alternativa para a criatividade dos baianos, para os diversos projetos que não teriam condições de estruturar uma operação em função das dificuldade de ter onde funcionar ou de ter acesso a recursos e financiamentos. Aqui no Hub haverá tudo isso, inclusive o consórcio que vai gerir essa estrutura também vai atuar nessa área de busca de financiamento. Utilizar tecnologia para soluções significa ganhar produtividade, desburocratizar e ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos”, declarou ACM Neto.
Gestão – O Hub Salvador será gerenciado por um consórcio firmado pelas empresas Bossa Nova Investimentos e DP Participações, que irão fazer a operação e captação de fundo de investimentos na ordem de R$100 milhões para as startups nos próximos cinco anos. Com atuação no Brasil e em outros cinco países, a Bossa Nova é especializada e reconhecida no setor e, atualmente, é a maior investidora em projetos de startups no país. No Hub Salvador, será responsável pela análise e seleção dos projetos e empresas, gestão do espaço e captação de recursos para investimento e lançamento das startups para o mercado.
“Iremos atuar com três pilares: o primeiro visa operar, estruturar, ajudar e criar um ambiente que permita a inovação e crescimento de startups não só da Bahia como do mundo inteiro. O segundo pilar é ter um espaço onde a comunidade, ou seja, os soteropolitanos, possa vir para interagir com as startups. O outro foco é investir e apoiar empreendedores a criarem grandes negócios”, destacou Pierre Churmann, sócio da Bossa Nova.
Seleção e funcionamento – Para participar da iniciativa e se instalarem no Hub Salvador, as startups devem apresentar os projetos nos editais ou concursos de ideias, também chamados de “pitchs”. A estimativa é de que os editais e “pitchs” devem ser lançados em parceria com outras empresas, a partir de maio próximo, por meio do site www.hubsalvador.com.br, com ampla divulgação pelas redes sociais e imprensa.
Podem participar propostas nos mais diversos segmentos do setor público ou privado, desde que atendam aos requisitos exigidos. Do total de projetos a serem selecionados, 10% das startups devem ser voltadas para soluções de melhoria da gestão ou serviços públicos do município, ou direcionadas para a área social. Dentre os critérios considerados estão os impactos sócio-econômico-ambiental, tecnologia a ser utilizada, aderência ao mercado e ao público-alvo e a capacidade de replicar ou desdobrar o projeto para outras cidades ou países.
Caso o projeto seja aprovado após análises técnica e de viabilidade de implantação, a serem realizadas pelo consórcio, a startup vai se instalar por um prazo mínimo de seis meses no Hub Salvador. Nesse período, passará pelo processo conhecido como aceleração, composto por uma série de treinamentos e orientação com os especialistas e que visa preparar as startups para transformar as ideias ou projetos em uma solução real, aplicável ao mercado e autossustentável. Essa etapa contará com a participação de instituições especializadas, como o Sebrae e o Senai/Cimatec.
Após o período de aceleração e confirmada a viabilidade do projeto, as empresas devem receber recursos de fundos de investimentos especializados em startups. Ao atingirem o estágio de maturidade para alcançar os mercados dos setores públicos ou privados, as empresas devem deixar o espaço do Hub Salvador e ceder terreno para novos projetos.
Impactos – O Hub Salvador deverá ativar um segmento da economia que vai gerar novas oportunidades de trabalho, atrair empresas de outras localidades e contribuir para a capital baiana ter um grande número de empregos qualificados para o setor de tecnologia. A estrutura deverá permitir que os talentos, tanto locais quanto de outros pontos do país, tenham a cidade como a principal rota. O vetor econômico da tecnologia digital costuma abranger muitos jovens em fase de formação e desperta a vocação empreendedora na cidade. “O Hub é um grande passo para tornar Salvador líder na área de investimentos tecnológicos no Brasil, além de contribuir fortemente para o desenvolvimento da capital baiana”, afirmou o secretário Sérgio Guanabara.
Fotos: Valter Pontes