Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Vídeo: “SAMU deu o oxigênio para mendigo prestar socorro”, diz testemunha de tragédia em Salvador

"SAMU deu o oxigênio para mendigo prestar socorro", diz testemunha de tragédia no Rio Vermelho
O corretor de imóveis Carlos Santos, testemunha do acidente com um carro que deixou uma pessoa morta e outras três feridas no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, denuncia que os primeiros socorros não foram dados de forma correta. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (7/5) na Rua do Canal.
“Na mesma hora [do acidente] eu desci. Usei uma faca para cortar o cinto de segurança. Quando a equipe do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] chegou, ao invés de dar os primeiros socorros, amarrou o oxigênio para um mendigo dar o primeiro socorro”, disse Carlos ao repórter Dinho Júnior, da TV Aratu.
O motorista do automóvel envolvido na ação, Marcelo Lobão, não resistiu. Outra testemunha, Edna Santos, confirmou a versão do corretor. “Eu dei a escada para ajudar. Aí levou 1h20. Bombeiro nenhum não desceu para dar socorro ao motorista que estava embaixo da água. E a menina pedindo socorro a todo mundo”, lembrou.
Por meio de nota, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo SAMU, confirmou a impossibilidade de prestar o atendimento. De acordo com a pasta, a equipe ficou impossibilitada de realizar os primeiros socorros de forma imediata pois os profissionais não são habilitados para o resgate em zona de risco.
A SMS contestou a informação de que o mendigo prestou o socorro, detalhando que, “em nenhum momento os técnicos do SAMU solicitaram ou permitiram que populares realizassem o manejo de equipamentos”.
FLAGRANTE
Imagens de câmera de segurança, com cerca de sete segundos, mostram o exato momento em que o motorista perde o controle e o veículo despenca no canal. Assista abaixo: