Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Bairros de Salvador acumulam mais de 130 milímetros de chuvas em 24 horas

A frente fria que se deslocou da região Sudeste do país para a Bahia, no final de semana, influenciou as condições do tempo em Salvador, ocasionando a formação de áreas de instabilidades e o mau tempo que a cidade enfrenta. Nas últimas 24 horas, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec) registrou acumulados de chuvas acima de 130 milímetros (mm) nas localidades de Alto do Peru (173 mm), Bom Juá (149,2 mm), Nova Brasília (134,2 mm) e Rio Sena (131,3 mm).
Ainda nas últimas 24 horas, o total médio das chuvas em toda a cidade foi de 99,6 mm, o que representa 56,9% do previsto para todo o mês de julho, que é 175 mm. “A previsão é que tenha chuva até a quinta-feira (11), com menor intensidade. O maior impacto ocorreu no domingo (7), se estendendo durante a madrugada. A partir de hoje começa a perder intensidade porque o sistema está se deslocando para região de Aracaju e Maceió”, explica o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo.
Em função do risco para deslizamentos e a previsão de continuidade de chuvas para os próximos dias, a Codesal mudou o nível de monitoramento de Observação para Atenção. Até as 10h20 desta segunda, o órgão municipal registrou 77 ocorrências, sendo a maior parte deslizamentos de terra (30), alagamentos de imóvel (8), ameaças de desabamento (8) e árvores caídas (7).
A Codesal segue com o plantão de 24 horas, funcionando plenamente, e atendendo as solicitações pelo telefone gratuito 199. No período chuvoso, o órgão intensifica as atividades de vistoria em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população.