RƔdio Web Ferraz

ƚltimas notƭcias

Defesa pede ao Tribunal Militar habeas para sargento da FAB preso com drogas

Resultado de imagem para sargento da FAB preso com drogas
O advogado Carlos Alexandre Klomfahs, que defende o segundo-sargento da FAB Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 kg de cocaĆ­na na comitiva do presidente Jair Bolsonaro na Espanha, apresentou, nesta sexta-feira, 12, um pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal Militar (STM). O advogado pede a soltura de Rodrigues argumentando que a defesa "nĆ£o teve acesso" nem ao nĆŗmero do InquĆ©rito Policial Militar (IPM) e nem ao processo contra o militar.
Rodrigues foi preso no dia 25 de junho ao desembarcar em Sevilha com 39 kg de cocaĆ­na. O segundo-sargento Ć© comissĆ”rio de bordo e fazia parte de uma equipe de 21 militares que prestava apoio Ć  comitiva que acompanhou Bolsonaro na reuniĆ£o do G-20, no JapĆ£o.
Na petiĆ§Ć£o, o advogado solicita Ć  Corte Militar a concessĆ£o de uma liminar que determine o acesso aos autos. Segundo a defesa, o ministro que foi sorteado para analisar o pedido foi PĆ©ricles AurĆ©lio Lima de Queiroz.
Klomfahs argumenta que essa situaĆ§Ć£o "mitiga o direito de defesa constitucionalmente assegurado" de Rodrigues e que, por isso, o segundo-sargento sofre "constrangimento ilegal". Segundo o documento, a defesa do militar enviou e-mail ao Comando da AeronĆ”utica em BrasĆ­lia na segunda-feira, dia 8, solicitando o nĆŗmero do processo e ou do IPM para se habilitar nos autos. A investigaĆ§Ć£o corre sob sigilo.
No dia seguinte, o coronel responsĆ”vel pelo inquĆ©rito informou ao advogado a circunscriĆ§Ć£o, a auditoria e o nome do juiz-auditor do processo, mas nĆ£o teria indicado o nĆŗmero dos autos, segundo alega Klomfahs.
A defesa indica que fez nova solicitaĆ§Ć£o, via endereƧos da secretaria da 2.ĀŖ auditoria militar da 11.ĀŖ circunscriĆ§Ć£o, mas nĆ£o obteve acesso ao teor da acusaĆ§Ć£o atĆ© o ajuizamento do habeas corpus.
O texto argumenta que houve "omissĆ£o" do juiz-auditor, indicando que "instado por meio de seu e-mail institucional, quedou-se inerte". No pedido de soltura, Klomfahs pede que o juiz seja notificado a prestar informaƧƵes.
No inĆ­cio de julho a PolĆ­cia Federal abriu inquĆ©rito para investigar o sargento e apurar eventuais ligaƧƵes do militar com narcotraficantes, alĆ©m das circunstĆ¢ncias que propiciaram a obtenĆ§Ć£o da droga.