Últimas notícias

Mau tempo: ondas podem ultrapassar os 4 metros e ventos podem chegar a 70km em Salvador, alerta Marinha

[Mau tempo: ondas podem ultrapassar os 4 metros e ventos podem chegar a 70km em Salvador, alerta Marinha]
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) e da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informa que o Centro de Hidrografia da Marinha emitiu prognóstico metaoceanográfico abrangendo também a área marítima na costa baiana, com aviso de mau tempo.
Por conta disso, a Marinha afirma que "a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), no litoral do estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 21 pela manhã. O mesmo sistema poderá provocar ventos de direção Sul a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), até o dia 21 pela manhã".
Ainda conforme o comunicado, "devido ao deslocamento do sistema frontal citado, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,5 metros, no estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 21 pela manhã; e de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,0 metros, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e de Pernambuco, ao sul de Recife (PE), até o dia 21 pela manhã. Ainda devido à passagem desse sistema frontal, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 2,5 e 3,0 metros, entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Santos (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), até o dia 21 pela manhã, e, ainda, entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro, ao norte do Cabo de São Tomé (RJ), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), até o dia 21 pela manhã".
Após a passagem do sistema frontal, o estabelecimento de um sistema de alta pressão poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Peruíbe (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 19 à tarde e o dia 21 pela manhã.”
A Marítima também recomenda que os praticantes de esportes náuticos em geral, as embarcações de esporte e recreio e de pesca não naveguem em águas abertas, que as agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal avaliem criteriosamente a conveniência de interrupção do serviço e sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva.
A CPBA esclarece que, com a chegada do inverno no hemisfério sul, as mudanças climáticas tornam-se frequentes. Portanto, os avisos de mau tempo passam a ser rotineiros, aumentando a necessidade de observá-los. A MB permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação, na área marítima sob a responsabilidade do Com2ºDN, poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones abaixo informados. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Leste, operado pelo Com2ºDN.